Fernando Medina assume pelouros da economia e inovação na Câmara de Lisboa

As áreas que Fernando Medina assumirá eram tuteladas pelo seu ex-vice-presidente, Duarte Cordeiro, que saiu do executivo para integrar o Governo, mas há mais mudanças na autarquia lisboeta.

Foto
Rui Gaudencio

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), vai assumir os pelouros da economia e inovação, áreas que eram tuteladas pelo seu ex-vice-presidente, Duarte Cordeiro, que saiu do executivo para integrar o Governo, informou esta segunda-feira o município.

Fernando Medina, que, segundo o site da autarquia, não tinha pelouros, assume a tutela directa do pelouro que tem a seu cargo áreas como o comércio e mercados municipais, a expansão do hub criativo do Beato e a Web Summit.

Carlos Castro, que já tinha assumido funções de vereador no mandato de 2013-2017, volta a integrar o executivo e a ter a tutela da protecção civil e do Regimento Sapadores Bombeiros, acumulando com o desporto e a higiene urbana, áreas que eram da responsabilidade de Duarte Cordeiro.

O vereador João Paulo Saraiva (Cidadãos por Lisboa, eleito nas listas do PS), que tem os pelouros dos recursos humanos, finanças e sistemas de informação, assume a vice-presidência do município.

A autarquia lisboeta é composta por 17 vereadores, sendo que oito são do PS, um do BE (partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS), quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois do PCP.

Nesta remodelação, entram ainda para XXI Governo Constitucional três outros novos secretários de Estado: Maria do Céu Albuquerque para o Desenvolvimento Regional; Jorge Moreno Delgado para as Infra-estruturas, e Alberto Miranda para Adjunto e das Comunicações.

Estas mudanças acontecem na sequência da escolha do até agora ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, para número um do PS às eleições europeias, lista que também deverá incluir a titular cessante da pasta da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

O Presidente da República vai dar posse aos novos governantes esta segunda-feira, às 15:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários