Marcelo quer turismo a crescer em todas as épocas do ano

Presidente da República defende que é preciso assegurar que o crescimento contínuo não é um "epifenómeno".

Foto
Paulo Pimenta

O Presidente da República defendeu, nesta quinta-feira, que é "importante assegurar" que o crescimento do turismo em Portugal "não se trata de um epifenómeno". Numa mensagem enviada à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a propósito do congresso que está a decorrer até sexta-feira em Ponta Delgada, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que é preciso fortalecer "as bases para um crescimento a ritmo forte e sustentado em todo o território nacional e em todas as épocas do ano".

"A solução passa pela aposta na diferenciação, na qualidade, na formação, na inovação, na promoção do património natural e cultural. Os Açores são um exemplo do potencial do turismo de Natureza e inspiram-nos pela beleza paradisíaca das suas ilhas. Mas as outras regiões de turismo do País possuem, todas, enorme potencial que está a ser aproveitado, sobretudo quando respeitamos o ambiente e o ordenamento do território e valorizamos mais os atributos que são reconhecidos internacionalmente na arte de bem receber", disse. 

Para Marcelo, o desafio passa por "funcionarmos melhor em rede" e em parceria com outros sectores da economia e da sociedade, aliada a uma "visão estratégica para o turismo e para a cultura". Além do peso na economia e a importância para as exportações nacionais, o turismo tem um efeito "na auto-estima do Povo e no maior orgulho nos produtos e serviços feitos em Portugal", disse.

O PÚBLICO viajou a convite da Associação da Hotelaria de Portugal

Sugerir correcção
Comentar