Comissário europeu afirma apreço pelos esforços feitos por Portugal no âmbito do Pacto de Estabilidade

Dombrovskis destacou o que Portugal e Espanha "fizeram em termos de reformas estruturais e ajustamento orçamental".

Foto
Dombrovskis esteve hoje no Parlamento Europeu AFP / FREDERICK FLORIN

O comissário europeu responsável pelo Euro afirmou esta quarta-feira "apreço pelos esforços" feitos por Portugal e Espanha a nível de reforma e de ajustamento, no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Numa audição no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, Valdis Dombrovskis, afirmou "o apreço" pelo que Portugal e Espanha "fizeram em termos de reformas estruturais e ajustamento orçamental", numa referência à decisão sobre eventuais sanções aos dois países devido à violação das metas do défice.

Aos eurodeputados da comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Monetários, o mesmo responsável indicou que os "esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC".

Um dia depois do novo adiamento da decisão de aplicar eventuais sanções e do anúncio de que tal acontecerá "em breve", Dombrovskis lembrou esta manhã a existência de Estados-membros com défices excessivos e que "terão de continuar a ser ajustados".

"Em relação à aplicação do PEC, é claro que aplicamos este pacto de uma forma inteligente, tendo em conta as reformas e os esforços de ajustamento orçamental feitos até agora", disse o comissário europeu, acrescentando o "apreço" pelas acções feitas pelos países da Península Ibérica.

O vice-presidente do executivo comunitário recordou ainda não poder comentar "decisões da comissão antes de serem concretizadas", mas indicou que os "esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC".

Sugerir correcção
Comentar