Congressistas americanos visitam Base das Lajes

Vasco Cordeiro afirma que visita comprova importância das Lajes para EUA.

Foto
Vasco Cordeiro DR

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse esta sexta-feira que a visita de congressistas norte-americanos às Lajes, no sábado, confirma a importância que a base militar da Terceira tem para os EUA.

"Esta visita comprova também a importância que a base das Lajes, que a ilha Terceira, que os Açores têm, exatamente, também para os Estados Unidos da América", disse Vasco Cordeiro em Ponta Delgada.

"Ao contrário daquilo que em tempos já vi veiculado, que a base das Lajes se resumia a uma bomba de combustível, no meio do atlântico, esta visita e aquelas que foram as alterações aprovadas já na Câmara dos Representantes relativamente à base das Lajes comprovam a importância essencial que a base das Lajes têm para os EUA", acrescentou.

Vasco Cordeiro congratulou-se ainda por a questão das Lajes estar a ser colocada no plano das relações diplomáticas entre Portugal e os EUA.

"Esta abordagem e estes contactos que decorrerão amanhã [sábado] confirmam o acerto desta abordagem que foi sempre defendida pelo Governo Regional dos Açores(...). Esta não é uma questão que se coloque no plano dos militares, no plano do relacionamento militar entre os dois Estados, está colocada, e muito bem, no plano das relações diplomáticas", sublinhou.

Para Vasco Cordeiro, é no âmbito das relações diplomáticas que o tema das Lajes "deve ser tratado" e é aí que residem também "as mais valias desta abordagem" para Portugal, os Açores e a Terceira.

Uma comitiva do Congresso dos EUA vai deslocar-se no sábado à base das Lajes, sendo recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e pelo presidente do Governo Regional dos Açores.

A informação foi divulgada num comunicado do gabinete do representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, que oferece uma receção aos congressistas norte-americanos, que serão acompanhados pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman.

De acordo com a nota, a receção permitirá, de "maneira informal, uma troca de impressões e de pontos de vista relativamente à redução de efectivos [norte-americanos] na base das Lajes e ao impacto das suas consequências na economia da ilha Terceira".

Os EUA anunciaram em Janeiro que vão reduzir o seu efectivo militar na base das Lajes, o que levará ao despedimento de cerca de 420 trabalhadores portugueses.

A Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e Estados Unidos deverá reunir-se a 16 de Junho, em Washington, para debater esta questão.

Entretanto, estão também a ser debatidas propostas legislativas no seio do Congresso dos EUA relativas às Lajes.

Vasco Cordeiro considera que a visita dos congressistas "corresponde ao fruto de um trabalho aturado de sensibilização", que "não surge agora por artes mágicas", mas que tem decorrido ao "longo de muito tempo" no sentido de demonstrar ao Congresso dos EUA "a importância que este assunto tem para a relação diplomática" entre Portugal e os EUA e "também para os interesses dos EUA".

O presidente do executivo regional considerou ainda importante a visita destes políticos norte-americanos por estarem a ser debatidas matérias no congresso dos EUA em que "releva este conhecimento direto" das Lajes, sobretudo para a busca de alternativas de uso para a base.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários