Gestão do banco de fomento já tem luz verde do Banco de Portugal

Instituição liderada por José Fernando Figueiredo ainda aguarda, no entanto, por autorização do regulador para funcionar.

Foto
José Fernando Figueiredo, presidente da IFD Miguel Manso

“Já obtivemos a autorização ontem [terça-feira] para os órgãos sociais”, referiu José Fernando Figueiredo, na cerimónia em que foi lançada a nova linha PME Crescimento. Falta ainda, no entanto, o aval do supervisor liderado por Carlos Costa ao funcionamento da IFD. Algo que o presidente da instituição diz que está a ser ultimado.

“Estamos a ultimar as questões de funcionamento. Estamos a acelerar [esse processo] e estamos convencidos de que vamos estar on time [a tempo]”, disse o responsável, numa referência ao facto de o Governo ter anunciado que a IFD estaria operacional em Abril. Neste momento, acrescentou, o BdP está na fase de “apreciação dos sistemas e do funcionamento” da instituição para lhe conceder formalmente a autorização.

Também em andamento estão as negociações com a Comissão Europeia, nomeadamente com a Direcção-Geral da Concorrência para obter o aval para o alargamento da actividade da IFD que permita a utilização de linhas de financiamento de entidades congéneres, como o alemão KfW e o Banco Europeu de Investimento.

Falta ainda a autorização de Bruxelas para que o banco de fomento funcione como uma holding, passando a ser detentor do capital da Sofid, da Portugal Ventures e da Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários