Três homens acusados de um dos maiores ataques a emails nos EUA

Foto
Contribuinte absolvido enviou dois emails às Finanças de Gaia Paulo Pimenta

Dois homens de nacionalidade vietnamita são acusados de enviar spam para dezenas de milhões de endereços de email roubados. Um terceiro homem, canadiano, foi por sua vez acusado de ter ajudado a dupla na lavagem do dinheiro que esta ganhou com o esquema.

Segundo um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Viet Quoc Nguyen, 28 anos, e Giang Hoang Vu, 25, lançaram um ataque informático a oito fornecedores de serviços de email no país entre 2009 e 2012. As empresas não são identificadas.

Após entrarem nos sistemas das empresas roubaram mais de mil milhões de endereços e para os quais lançaram uma enorme operação de spam. Os emails recebidos pelas vítimas remetiam para sites de venda de software sob a marca Adobe Systems Inc's, num esquema de fraude. Os sites pagavam à dupla pelo trabalho, o que levou a lucros de milhões de dólares.

Giang Hoang Vu foi extraditado no ano passado da Holanda para os Estados Unidos, onde perante a justiça se declarou culpado de fraude. Deverá conhecer a sentença em Abril. Apesar de acusado, Viet Quoc Nguyen, que também vivia na Holanda, encontra-se em fuga e as autoridades norte-americanas não conhecem o seu paradeiro.

O terceiro acusado, um canadiano de nome português, David-Manuel Santos Da Silva, de 33 anos, foi detido na Flórida, Estados Unidos, no mês passado e deve ser presente perante um juiz até ao final desta semana por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. O canadiano usou a sua própria empresa para ajudar a camuflar a origem do dinheiro conseguido pelos dois outros acusados.

Sugerir correcção
Comentar