GNR recaptura reclusos que tinham fugido da cadeia de Leiria

Os dois jovens foram interceptados em Anadia e não terão oferecido resistência. Têm ambos residência em Aveiro.

Foto
Paulo Pimenta

Os dois reclusos que tinham fugido este domingo da cadeia de Leiria foram recapturados pela GNR nesta segunda-feira pouco depois do almoço, pelas 14h30, confirmou ao PÚBLICO fonte dos serviços prisionais. Os reclusos foram interceptados na zona de Anadia, Aveiro, por elementos da GNR local e não terão oferecido resistência no momento da detenção. Os dois jovens, que têm residência em Aveiro, foram encaminhados para o posto da GNR de Anadia.

Também a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) confirmou a recaptura. "A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informa que foram recapturados, ao princípio da tarde de hoje, por elementos da Guarda Nacional Republicana e do Corpo da Guarda Prisional os dois reclusos que ontem [domingo], ao final da tarde, se haviam evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria", informa uma nota daquela entidade.

A DGRSP anunciou ainda a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias que permitiram a fuga dos dois reclusos. Foi "mandado instaurar um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, que é coordenado por magistrado do Ministério Público, para apurar as circunstâncias da ocorrência", esclarece aquela direcção.

A evasão, que foi de imediato comunicada à PSP e à GNR, ocorreu a “partir do espaço celular". O Jornal de Notícias adiantava no domingo que os reclusos teriam escapado através de um buraco que terão feito numa parede da prisão. Os dois homens, com 23 e 24 anos, foram condenados por diversos crimes patrimoniais (furto qualificado, roubo e condução de veículo sem habilitação legal) a penas que totalizam, respectivamente, dez e 12 anos.

Esta é já “a quarta evasão” de reclusos ocorrida este ano em todo o sistema prisional nacional, mas todos os fugitivos foram entretanto interceptados, assegura a DGRSP.

Ainda segundo aquela direcção-geral, o Estabelecimento Prisional de Leiria, uma prisão-escola que se destina a reclusos que entram com menos de 21 anos, tem neste momento uma ocupação abaixo da capacidade. Nas estatísticas da DGRSP, relativas à lotação a 31 de Dezembro de 2013, estavam 243 presos nesta prisão, com capacidade para 347 pessoas. A nível nacional, porém, as estatísticas mostravam que o número total de reclusos (14.284) estava acima da capacidade máxima, de 12.167 lugares.

Sugerir correcção
Comentar