Autarcas de Mafra e Oeiras eleitos vice-presidentes do Conselho Metropolitano de Lisboa

Os presidentes de câmara da CDU recusaram participar na votação.

Os presidentes das câmaras de Mafra e de Oeiras foram eleitos nesta quinta-feira vice-presidentes do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Hélder de Sousa Silva, do PSD, e Paulo Vistas, independente, foram eleitos com os votos favoráveis dos presidentes de nove das 18 câmaras da AML: seis do PS (Amadora, Odivelas, Sintra, Lisboa, Montijo e Vila Franca de Xira), duas do PSD (Cascais e Mafra) e uma independente (Oeiras). Esses votos favoráveis representam 67,13% dos eleitores da região.

Os nove presidentes de câmara da CDU (Alcochete, Almada, Barreiro, Loures, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal) recusaram participar na votação, por discordarem do método de votação. Os eleitos comunistas defendem que cada autarquia deve ter direito a um voto e não um peso variável em função do número de eleitores que representa – ao contrário da posição que foi desde o início deste processo adoptada no Conselho Metropolitano de Lisboa.

O presidente da Câmara do Barreiro, o comunista Carlos Humberto Carvalho, voltou a defender que a forma de votação adoptada "põe em causa conceitos constitucionais de democracia e a forma colegial que os órgãos metropolitanos devem ter".

O autarca recordou que, tal como o PÚBLICO noticiou na quarta-feira, os eleitos da CDU entregaram no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa um processo visando a anulação da eleição de António Costa como presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa.

A aprovação de uma lista dos candidatos a membros da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, o órgão executivo da AML, era o segundo ponto da ordem de trabalhos da reunião do Conselho Metropolitano marcada para esta quinta-feira de manhã. Mas essa questão acabou por ser adiada, depois de o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ter dito que o PSD não estava em condições de indicar nomes para os lugares em causa, devido à falta de informações sobre "eventuais incompatibilidades na assunção do cargo". 

Já a presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, revelou que o PS vai indicar para a Comissão Executiva "dois excelentes quadros do PS": Maria da Luz Rosinha (ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira) e Carlos Inácio.

Sugerir correcção
Comentar