Inflação subiu para 2,6% na zona euro em Agosto

Foto
Foto: Enric Vives-Rubio

A inflação na zona euro subiu para 2,6% em Agosto, face a 2,4% em Julho, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo Eurostat.

A inflação anual da zona euro tinha-se mantido em Julho e Junho nos mesmos 2,4% registados em Maio. A subida de preços tem resultado em grande medida da subida dos preços dos combustíveis, mas tinha-se apresentado estável nos últimos meses.

Está no entanto desde Dezembro de 2010 acima da meta de médio prazo do Banco Central Europeu (BCE), que é de um valor próximo, mas abaixo, de 2%, o que em condições normais deveria levar a um aumento das suas taxas de juro directoras.

No entanto, num contexto de crise generalizada na Europa, com desemprego elevado, vários países em recessão e a zona euro aparentemente a caminho disso, no início de Julho o BCE baixou a sua principal taxa directora (a de refinanciamento) de 1% para 0,75%, o que está a induzir uma queda dos juros do crédito indexado às taxas Euribor.

Em Portugal, a inflação de Junho foi de 2,8%, a sétima mais elevada da zona euro, subindo uma décima face aos 2,7% de Junho e Maio.

O conceito de inflação anual utilizado pelo Eurostat corresponde ao que em Portugal se designa normalmente por inflação mensal homóloga, que compara o nível médio de preços num dado mês com o do mesmo mês do ano precedente.

Por se tratar de uma primeira estimativa rápida, este valor para a inflação de Agosto ainda pode ser revisto e não é acompanhado de dados por país, que deverão ser publicados a 14 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar