Anonymous Adolescentes atacam site do PSD-Aveiro

Foto
Site do PSD-Aveiro depois de atacado pelos Anonymous Adolescentes DR

O PSD continua a ser o alvo preferencial dos Anonymous Adolescentes. Na sexta-feira, o grupo de hackers invadiu o site da distrital social-democrata de Lisboa. Na noite de sábado, atacou a página da distrital de Aveiro. A mensagem é a mesma: “Estamos aqui em nome de toda a população a reivindicar justiça e fim à corrupção!”.

O ataque foi de novo anunciado no blogue Anonymous Adolescentes, assinado pelos mesmos três pseudónimos que subscrevem a mensagem publicada nos sites do PSD-Lisboa e do PSD-Aveiro: “v3nd3tt4”, “4b0y” e “z3r0 c00L”.

“De facto, têm havido alguns problemas com ataques a vários websites relacionados com actividade política nacional [do PSD]”, reconhece o responsável pela gestão e edição de conteúdos do PSD-Lisboa, Nuno Vitoriano. “O programador do site está a desenvolver um sistema de segurança para tentar travar estes ataques”, adiantou.

Numa resposta dada por escrito ao PÚBLICO, Nuno Vitoriano diz desconhecer “a origem ou o motivo” destes ataques. Mas assegura que “os vários ataques têm sido corrigidos no espaço de horas, dependendo da hora a que são efectuados”.

Os Anonymous Adolescentes mantêm um grupo no Facebook que, apesar de ter os conteúdos fechados a convidados, permite a qualquer utilizador daquela rede social consultar os perfis dos seus membros, incluindo nome e fotografia. Ontem, quando o PÚBLICO noticiou o ataque ao site do PSD-Lisboa, eram 19. À hora da publicação desta notícia, são 13. Os dois administradores da página já lá não se encontram.

O PÚBLICO endereçou algumas perguntas a cada um desses utilizadores que, pelas suas definições de privacidade no Facebook, permitiam que outros utilizadores (não “amigos”) os contactassem por mensagem, incluindo a uma das administradoras. Obteve apenas duas respostas, ambas a recusar qualquer envolvimento nos ataques, nenhuma das quais daquela responsável pelo grupo.

No blogue

, os Anonymous Adolescentes rejeitam a atribuição de responsabilidades aos elementos deste grupo no Facebook, em particular aos dois administradores da página. “Boa noite, nós vimos aqui para explicar que nem o site PSD-Lisboa, nem o site PSD-Aveiro, nem outro qualquer site, foi

defaced

(

hackeado

,

owned

ou modificado) pelo acusado André Gouveia, Claudinhah Maia e Hip Hop R8 MC. Nós, Anonymous Adolescentes, garantimos que não foi nenhum deles”, lê-se. “[O] André e a Claudinhah só criaram o grupo Anonymous Adolescentes para que nós estejamos mais descansados quanto às autoridades nos perseguirem”, afirmam no mesmo

post

.

LulzSec Portugal ocupa Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa

O grupo de


hackers

LulzSec Portugal, que há cerca de duas semanas também invadiu o site do PSD-Lisboa, atacou por sua vez a

página do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa

. A primeira página desta unidade hospitalar alberga agora a imagem de marca do colectivo, que se também associa ao movimento Anonymous.

A invasão, publicitada no Twitter, também aconteceu neste sábado à noite. O grupo deixou na homepage do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa ligações para três queixas de utentes, com a seguinte mensagem no topo: “Está na altura de começarem a dar mais valor aos pacientes”.

Na sexta-feira, o LulzSec Portugal atacou o site da Águas de Portugal – que a esta hora se encontra indisponível –, com uma missiva para os administradores daquela empresa pública: “E que tal começarem a fazer cortes nesses salários de luxo? Já é tempo de acabarem com essa palhaçada do povo ter que 'apertar o cinto' quando os salários desta gente são milionários”.

Sugerir correcção
Comentar