Christine Lagarde deve apresentar hoje candidatura ao FMI

Foto
Christine Lagarde deve apresentar hoje oficialmente a sua candidatura ao cargo, diz a imprensa francesa Benoit Tessier/Reuters

A ministra da Economia e Finanças francesa, Christine Lagarde, deve apresentar hoje oficialmente a sua candidatura à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas os países emergentes querem líder não europeu no FMI.

A ministra da Economia e Finanças francesa, Christine Lagarde, deve apresentar hoje oficialmente a sua candidatura à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), avança o Le Figaro. De acordo com o jornal francês, Lagarde convocou uma conferência de imprensa "importante" para o final da manhã.

Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Económicos e Monetários, já manifestou o seu apoio ao nome de Lagarde para a cadeira principal do FMI. Numa entrevista ao diário Les Échos, citada pela Lusa, disse que a ministra das Finanças “é sem dúvida uma personalidade de peso na cena internacional e a sua reputação cresceu ainda mais nos últimos meses”.“Os recentes acontecimentos na Europa exigem uma gestão dessa instituição por parte de uma personalidade que perceba os desafios da crise da dívida soberana europeia em toda a sua complexidade”, afirmou.

Entretanto, cinco grandes países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - BRICS) manifestaram-se contra a eleição de um europeu para ocupar o lugar de Strauss Kahn e exigem o fim da “convenção não escrita e obsoleta que prevê que o dirigente do Fundo Monetário Internacional (FMI) seja forçosamente europeu”.

O nome de Lagarde é dado como certo, mas os BRICS querem mais representação dos mercados emergentes no FMI, essencial para a “legitimidade e eficácia” da instituição.

Notícia actualizada às 9h45
Sugerir correcção
Comentar