Vai haver concertos às escuras na igreja do Campus da Nova em Campolide. E mais, muito mais

Novo festival universitário oferece 10 horas non-stop dedicadas às artes e aos novos talentos nacionais.

Foto
Festival vai decorrer nas instalações do Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa Nuno Ferreira Santos

Chama-se Supernova e quer “levar a ‘nova’ cultura e os novos talentos portugueses para dentro do mundo universitário”. O Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa cede o espaço e a data já está marcada: 17 de Setembro. Uma forma diferente de dar as boas-vindas aos estudantes que iniciam mais um novo ano lectivo e de atrair novos públicos ao espaço da universidade.

O “novo conceito” de festival académico pretende juntar não só a música, mas também o cinema, o teatro, as exposições e a gastronomia para jovens. Com concertos às escuras ou numa igreja, sessões de terapia com livros, visitas guiadas, arte urbana ao vivo ou aulas abertas de Bollywood para centenas de pessoas no relvado central, a programação inclui  várias actividades a decorrer em simultâneo, entre as 16h e as 2h da manhã. 

A produção está a cargo da Associação Gerador, responsável por iniciativas como o Trampolim Gerador, com a parceria dos Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SASNOVA) que este ano reinventam o Festival Nova Música, que se realiza no Campus de Campolide desde 2012. Por lá já passaram bandas como Diabo na Cruz, Noiserv, B Fachada, Capitão Fausto, D’Alva, Pontos Negros, Salto ou Memória de Peixe. 

Este ano, o palco principal vai ser dedicado à “música portuguesa moderna” e vai contar com o regresso dos Capitão Fausto ao campus universitário. Enquanto o quinteto actuar no palco principal, a editora Cafetra vai ocupar a igreja. Os festivaleiros vão também entrar na sala de aula (ainda livres de apresentações e de professores) vendados para um concerto de jazz diferente. 

Os actores Ivo Canelas e Pedro Górgia vão realizar leituras encenadas dos livros Os Contos do Gin Tonic e Os Novos Contos do Gin e sim, vai haver gin. Depois da bebida, o melhor é ir à terapia. O musicoterapeuta Domingos Coimbra (dos Capitão Fausto) e o cineterapeuta João Leitão (realizador) farão uma consulta para prescrever livros, filmes ou músicas a cada "paciente".

Os chefes de cozinha Hugo Brito e Joana Limão vão dar aulas de cozinha aos estudantes. Tó Trips, dos Dead Combo, e Sejkko, o instagramer português com mais seguidores, vão discutir o futuro da educação e do ensino em 2050. 

O reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, citado em comunicado, considera que “a Nova tem tido sempre a inovação como um dos seus pilares”, sublinhando que este é o momento para uma “disrupção” ao conceito de festival universitário. 

Para além dos estudantes, a universidade quer alargar o evento a todos os que quiserem visitar o interior de salas de aulas, o histórico edifício da faculdade de Economia ou o prédio da reitoria. 

O transporte será assegurado por dois autocarros que farão viagens frequentes do Cais do Sodré e do Campo Grande até ao Supernova, entre as 14h30 e as 24h, em ambos os sentidos. O bilhete custa 6 euros se for comprado previamente, 8 euros no dia. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 1 comentários