Universidades

Todos os tópicos

Protocolo com o grupo Luz Saúde, a Universidade de Maastricht e a Câmara de Cascais foi assinado esta sexta-feira. Universidade ainda vai pedir a aprovação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

  • Protocolo com o grupo Luz Saúde, a Universidade de Maastricht e a Câmara de Cascais foi assinado esta sexta-feira. Universidade ainda vai pedir a aprovação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

  • Mais de metade dos fundos que o Portugal 2020 canalizou para o ensino superior serviram para pagar despesas correntes, sobretudo bolsas a alunos carenciados.

  • A universidade sobrevive à custa de uma batalhão de precários e precárias. Ao contrário de afortunados como o Senhor Presidente e eu próprio, que mesmo para obtermos os nossos graus nunca perdemos o vínculo institucional, a universidade está hoje povoada de precários.

  • É possível ser classificado como excelente fazendo apenas “gestão” (e mais nada), a única actividade que pode ser considerada não inerente à função de docente universitário.

  • São cerca de 900 os inscritos nos cursos para o público mais velho e nos últimos dois anos o número tem aumentado. Frequentam cadeiras das licenciaturas ou cursos sobre alimentação e artes.

  • Algo terá de radicalmente mudar a breve prazo, sob risco de termos uma carreira docente ainda mais bloqueada, completamente desfasada de carreiras equivalentes em universidades europeias e americanas,

  • O reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, que foi também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, vai integrar cerca de 200 bolseiros de pós-doutoramento. E pretende ir buscar mais professores ao estrangeiro.

O Público faz anos e o presente é para si! Saiba mais