Rui Moreira retira confiança política a presidente da junta

Foto
paulo pimenta

O movimento independente do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, O Porto é o Nosso Partido, retirou a confiança política ao presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, alegando que o autarca se tem afastado dos princípios de "lealdade e solidariedade" que caracterizam o movimento.

O comunicado dos independentes foi emitido na manhã desta terça-feira, depois da polémica em torno do lançamento de policiamento pago em algumas ruas da movida portuense. Uma medida implementada pela junta, mas sugerida e há muito defendida pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, a que Antónia Fonseca preside em simultâneo com a união de freguesias.

A atitude do autarca foi criticada pelo PSD no executivo e, primeiro, a título pessoal, pelo vereador da Fiscalização e colega no movimento independente, Manuel Sampaio Pimentel. Na resposta, Fonseca disse que se havia algum problema grave por resolver na movida era, precisamente, o da fiscalização, e convocou uma reunião com os moradores da zona para ouvir as suas queixas.

Agora, o movimento de Rui Moreira acusa o presidente da junta de não cumprir com "a intransigente defesa dos superiores interesses dos cidadãos, acima de quaisquer interesses corporativos ou sectoriais" e de, ao longo de todo o mandato, "assumir posições políticas e tomar decisões executivas que o afastam progressivamente" dos princípios de "lealdade e solidariedade, o que afronta os valores enunciados pelo movimento".

Sugerir correcção
Comentar