Turismo com crescimento de 10% no número de hóspedes até Maio

Menos turistas portugueses em Maio, mas mais estrangeiros. Açores são a região que mais está a crescer no número de dormidas.

Foto
Os Açores ainda têm um peso reduzido na actividade turística, no total das dormidas em hotéis Manuel Roberto

Tem sido um balão de oxigénio para a balança comercial do país e continua a ser o grande impulsionador das exportações dos serviços. A actividade turística registou nos cinco primeiros meses do ano um crescimento de 10,4% no número de hóspedes. Pelos hotéis, apartamentos, pousadas, aldeamentos e outros alojamentos para turistas passaram até Maio 6,6 milhões de hóspedes, segundo os números publicados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ao todo, registaram-se 17,5 milhões de dormidas ao longo deste período. O aumento em relação aos cinco primeiros meses do ano passado é de 11% e é mais expressivo entre os estrangeiros do que entre os residentes em Portugal. Houve uma subida homóloga de 12,7% dos turistas internacionais que compara com uma subida de 7,8% nos turistas internos.

Analisando apenas o mês de Maio verifica-se que, porém, houve menos turismo dentro de portas. Enquanto as dormidas dos estrangeiros continuaram a aumentar em relação a Maio do ano passado (3,8 milhões de dormidas, uma subida de 10,7%), houve um recuo no mercado interno, com o número de dormidas de turistas residentes a baixar 1,1%, para 1,14 milhões.

O facto de ter havido menos turistas portugueses a dormir em hotéis interrompe a trajectória crescente dos meses anteriores, sendo que “o último resultado negativo tinha ocorrido em Abril de 2015 (-7,1%)”.

Em Maio, refere o INE, a hotelaria alojou 1,8 milhões de hóspedes (uma subida homóloga de 5,1%), que proporcionaram cinco milhões de dormidas (um aumento de 7,8%). Neste mês, os cidadãos britânicos representaram mais de um quarto de todas as dormidas dos estrangeiros, registando-se um “crescimento significativo de 12,9%”, ainda que menor do que no mês anterior. No total dos cinco primeiros meses do ano, o crescimento do número de hóspedes vindos do Reino Unido (2,9 milhões) foi mais significativo, de 16,2%.

“A Alemanha recuperou (+13% face a +1,1% em Abril), aproximando-se dos resultados de Março (+12,9%). O seu peso relativo fixou-se em 14,5%. As dormidas do mercado francês aumentaram 14,4% e representaram 12,5% do total”, refere o INE. A Holanda e a Espanha apresentaram em Maio “evoluções positivas”, com crescimentos de 11,4% e 14,9% respectivamente, mas os valores estão abaixo do conjunto dos cinco meses.

Os Açores continuam a ser a região que mais está a crescer no turismo (nas dormidas), um mercado pequeno à escala do turismo nacional e que começou a crescer de forma expressiva com os voos das companhias low cost.

De Janeiro a Maio, as dormidas subiram 36% em termos homólogos (os voos de baixo custo começaram em Março do ano passado). Os Açores continuam, porém, a ter um peso reduzido no total das dormidas: 489,9 mil num total de 17,5 milhões de dormidas a nível nacional.

No Algarve houve 5,2 milhões de dormidas, na área metropolitana de Lisboa foram 4,6 milhões, na Madeira 2,7 milhões e no Norte 2,3 milhões. Depois surge a região Centro, com 1,5 milhões, e os Açores e o Alentejo com valores idênticos, abaixo dos 500 mil.

Sugerir correcção
Comentar