BCE mantém taxa de juro de 0%

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, na reunião de hoje, manter sem alterações as taxas de juro de referência. E renovou o ritmo da política de compra de activos em vigor, admitindo reajustar essa política se houver mudança das condições económicas e financeiras.

Foto
Draghi e Constâncio explicam decisões do BCE. Reuters/RALPH ORLOWSKI

"Na reunião de hoje, o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu decidiu que a taxa de juro das suas principais operações de refinanciamento (...) se mantém inalterada nos 0,00%", lê-se no comunciado publicado pelo BCE. A entidade liderada por Mário Draghi acrescenta que "as taxas de juro chave do BCE irão permanecer nos níveis actuais ou mais baixos durante um período alargado de tempo". 

As taxas de juro dos financiamentos marginais (liquidez) e dos depósitos também ficaram inalteradas em 0,25% e -0,40%, respectivamente.

No que diz respeito às outras medidas de política monetária, o BCE confirmou que "irá continuar a adquirir [activos] ao actual ritmo mensal de 80 mil milhões de euros até ao final desde mês e que, a partir de Abril de 2017, as compras líquidas de activos deverá prosseguir a um ritmo mensal de 60 mil milhões de euros até ao final de Dezembro de 2017, ou adicionalmente, se necessário, ou até o Conselho observar um ajustamento sustentável da evolução da inflação consistente com o seu objectivo de inflação [2%, valor já registado em Fevereiro]". 

A concluir, o BCE sublinha que "se as perspectivas ficarem menos favoráveis, ou as condições financeiras ficarem inconsistentes e evoluírem no sentido de um ajustamento sustentado na inflação, o Conselho está pronto para aumentar o programa".

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do conselho de governadores Mário Draghi, presidente do BCE, revelou que os preços baixos são agora um risco menor, mas defendeu a necessidade de se manter a actual política monetária e os estímulos.

 

Sugerir correcção
Comentar