Natureza em Directo. A vida selvagem de Portugal 24 horas por dia

Acompanhe a transmissão em directo de uma série de animais no seu habitat natural, uma iniciativa que surge de uma parceria com a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). Quer saber mais sobre estes animais? Faça-nos perguntas e nós pediremos a biólogos associados ao projecto que lhe respondam. As câmaras estão activas 24 horas por dia, excepto durante a manutenção dos equipamentos e fora do período de reprodução. Espreitemos, pois, a vida privada dos animais.

Paul de Tornada

Paul de Tornada

A Reserva Natural Local do Paul de Tornada – com 45 hectares, 25 dos quais sempre alagados – é local de passagem e nidificação de aves migratórias, bem como local de alimentação ou habitat permanente de várias espécies de aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

Muitas dessas espécies são raras ou vulneráveis. Este paul integra a Rede Nacional das Áreas Protegidas e é um Sítio Ramsar, uma zona húmida classificada como local de importância ecológica internacional ao abrigo da Convenção de Ramsar.

Uma câmara robotizada oferece várias perspectivas das espécies presentes no Paul de Tornada. Ao longo do ano, podem observar-se o caimão-comum, o mergulhão-pequeno, a garça-real, a garça-vermelha, o pato-real, galinha-d’água, a marrequinha, o pato-trombeteiro. Nas aves de rapina destacam-se a águia-sapeira e a águia-pesqueira.

A génese da Natureza em Directo remonta a 2007, numa iniciativa promovida pela Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). O PÚBLICO é um dos parceiros principais do projecto, onde se incluem as Infra-Estruturas de Portugal, o Centro Ciência Viva do Alviela, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Ler 1 comentários