Natureza em Directo. A vida selvagem de Portugal 24 horas por dia

Acompanhe a transmissão em directo de uma série de animais no seu habitat natural, uma iniciativa que surge de uma parceria com a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). Quer saber mais sobre estes animais? Faça-nos perguntas e nós pediremos a biólogos associados ao projecto que lhe respondam. As câmaras estão activas 24 horas por dia, excepto durante a manutenção dos equipamentos e fora do período de reprodução. Espreitemos, pois, a vida privada dos animais.

Águia-perdigueira em Mafra

Águia-perdigueira em Mafra

A águia-perdigueira (Aquila fasciata) pode ser vista todo o ano em Portugal, onde tem o estatuto de conservação “em perigo”. Também conhecida como águia-de-bonelli, é mais abundante no Douro Internacional e no Alentejo, ainda que também se encontre noutros pontos do país. Na região da Grande Lisboa, esta ave vive muito perto das pessoas, o que a sujeita a grande pressão.

Na Tapada Nacional de Mafra, a câmara aponta para um ninho destas águas selvagens, o que permite acompanhar o processo de reprodução. O casal tem vários ninhos, que ocupa alternadamente em diferentes anos: este ninho com a câmara apontada já tinha sido usado antes. Tanto o macho como a fêmea cuidam das crias e cada ninhada tem uma ou duas crias. A época de reprodução vai de Dezembro a Junho.

A génese da Natureza em Directo remonta a 2007, numa iniciativa promovida pela Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). O PÚBLICO é um dos parceiros principais do projecto, onde se incluem as Infra-Estruturas de Portugal, o Centro Ciência Viva do Alviela, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Ler 1 comentários