Natureza em Directo. A vida selvagem de Portugal 24 horas por dia

Acompanhe a transmissão em directo de uma série de animais no seu habitat natural, uma iniciativa que surge de uma parceria com a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). Quer saber mais sobre estes animais? Faça-nos perguntas e nós pediremos a biólogos associados ao projecto que lhe respondam. As câmaras estão activas 24 horas por dia, excepto durante a manutenção dos equipamentos e fora do período de reprodução. Espreitemos, pois, a vida privada dos animais.

Estorninho-preto em Olhão

Estorninho-preto em Olhão

O estorninho-preto (Sturnus unicolor) reside durante todo o ano em Portugal, encontrando-se um pouco por todo o território continental e tendo o estatuto de conservação “pouco preocupante”. Constrói os ninhos em cavidades de árvores ou de estruturas humanas, como casas, postes de luz ou telhados.

Esta ave terrestre é relativamente comum nos meios urbanos do Algarve. Por isso, é uma das espécies-alvo (além do chapim-real, chapim-azul, chapim-de-poupa, poupa, mocho-galego, coruja-das-torres e peneireiro-vulgar) para a construção de caixas-ninho do projecto “Alojamento Local para Aves”, da Associação Vita Nativa e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. A câmara que vigia os estorninhos-pretos está instalada no Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, Olhão.

A reprodução desta espécie, na Primavera, vai de fins de Fevereiro até Junho. Só nessa época o ninho está ocupado, sobretudo pela fêmea para incubar os ovos e cuidar das crias, ainda que possa ser usado ocasionalmente noutras alturas apenas para dormir.

A génese da Natureza em Directo remonta a 2007, numa iniciativa promovida pela Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). O PÚBLICO é um dos parceiros principais do projecto, onde se incluem as Infra-Estruturas de Portugal, o Centro Ciência Viva do Alviela, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Ler 3 comentários