Zelensky assinou acordo de segurança em visita a Espanha

O Presidente ucraniano, recebido no aeroporto de Barajas pelo Rei Filipe VI, assinou com Pedro Sánchez um acordo bilateral para o envio de armamento no valor de 1,1 mil milhões de euros.

Foto
Volodymyr Zelensky foi recebido por Pedro Sánchez no palácio da Moncloa Susana Vera / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:46

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou esta segunda-feira a Espanha para uma visita oficial, onde assinou um acordo bilateral de segurança com o Governo espanhol. Zelensky foi recebido pelo Rei de Espanha, Filipe VI, à chegada ao aeroporto de Barajas, em Madrid.

O Presidente ucraniano seguiu depois para o palácio da Moncloa, onde foi recebido pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez. O encontro com Sánchez ficou marcado pela assinatura de um acordo bilateral de segurança, que inclui o envio, por Espanha, de um pacote de armamento "sem precedentes" no valor de 1,1 mil milhões de euros.

Numa conferência de imprensa, onde ambos os líderes surgiram lado a lado, o presidente do Governo espanhol garantiu que, desde o início da invasão russa, "a Espanha tem estado empenhada na Ucrânia".

"Passados mais de dois anos, a agressão russa continua, razão pela qual é mais necessário do que nunca redobrar o nosso apoio. Neste contexto, Volodymyr, a sua visita permite-nos reiterar o nosso forte empenhamento em todos os domínios em relação à Ucrânia", acrescentou Sánchez.

Volodymyr Zelensky agradeceu a Espanha a "sua ajuda salvadora neste tempo tão difícil de guerra" e considerou o país "um parceiro fiável" por ajudar a Ucrânia "desde o primeiro dia".

"Vocês não ficaram indiferentes quando os mísseis russos começaram a destruir as nossas cidades e aldeias e a matar as nossas crianças", acrescentou.

Na rede social X, o Presidente ucraniano revelou que tencionavam discutir a cooperação dos dois países em termos de defesa, incluindo "a preparação de um novo pacote de ajuda militar e a formação de soldados ucranianos".

No conjunto de armamento a ser enviado, lê-se no El País, incluem-se um segundo lote de mísseis Patriot e 19 carros de combate Leopard. Do pacote fazem ainda parte projécteis de artilharia, sistemas anti-drone e lançadores de rockets, que serão fabricados pela indústria espanhola, não saindo assim directamente do arsenal das Forças Armadas de Espanha.

Depois da assinatura do acordo de segurança entre os dois líderes, Zelensky foi recebido para um almoço com o monarca espanhol. Na recepção a Zelensky, Filipe VI afirmou ser "uma honra" receber o líder ucraniano e pediu para que a Rússia se retirasse da Ucrânia.

“A Ucrânia sabe que continuará a contar com a Espanha e, confiamos, com o resto dos seus parceiros internacionais enquanto for necessário", acrescentou ainda o Rei de Espanha.

Ao fim da tarde, o Presidente ucraniano visitará ainda o Congresso dos Deputados, onde se encontrará com os porta-vozes dos partidos com representação parlamentar e com a presidente da câmara baixa do Parlamento, Francina Armengol.

Depois da passagem por Espanha, Zelensky viajará para Portugal, onde chegará esta terça-feira. A visita original do Presidente ucraniano à Península Ibérica estava inicialmente marcada para dia 17 de Maio, mas acabou por ser cancelada após o início de uma ofensiva russa na região de Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários