Paul Parkman (1932-2024), o cientista que inventou a vacina da rubéola

É uma doença benigna na infância, mas que pode ser fatal ou causadora de múltiplos problemas para o bebé se a mãe a contrair na gravidez. Hoje, a rubéola foi eliminada em boa parte do mundo.

Foto
Paul Parkman, à direita, e Harry M. Meyer Jr. analisam uma cultura do vírus da rubéola em 1967. Com uma equipa de outros investigadores, estes dois cientistas criaram uma vacina contra a doença National Institutes of Health/National Library of Medicine
Ouça este artigo
00:00
05:24

Paul Parkman começou por ser pediatra e, durante o estágio hospitalar, durante a década de 1950, muitas vezes fazia o primeiro exame médico a recém-nascidos. Muitos anos depois, recordou a tristeza que sentiu no dia em que teve de levar um bebé nado-vivo ao quarto da mãe, para que pudesse vê-lo. O bebé tinha uma erupção cutânea. Provavelmente, porque a mãe teve rubéola durante a gravidez.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários