Aníbal Zola anuncia com Liberdade mentirosa um novo álbum para Maio, Pop dell’Fado

Depois de Quem Sai aos Seus, lançado em 2022 e relançado em 2023, o cantor e contrabaixista Aníbal Zola anuncia para 4 de Maio um novo álbum, a que deu o título de Pop dell’Fado. É um trabalho que, conforme anuncia, “tem como ponto de partida a poesia para fado tradicional” e o levou a frequentar durante nos últimos meses as casas de fado do Porto com o objectivo de testar os poemas que ia escrevendo com tal objectivo. A música surgiu depois. “Foi aprendendo com a experiência, ouvindo o que tinham para lhe dizer e sentindo as reacções às suas apresentações”, explica-se no texto que anuncia o disco. “Depois de ter compilado um conjunto de poemas, começou a dar-lhes forma utilizando linguagens musicais que o representam enquanto músico, uma mescla de inspirações e sonoridades que habitam há muito tempo o seu trabalho”.

Pop dell’Fado, do qual se estreia esta sexta-feira em single e videoclipe o primeiro tema, Liberdade mentirosa, apresenta-se como “um disco onde o fado se funde com linguagens musicais que vão da América do Sul a Cabo Verde” e, a par de Aníbal Zola (voz e contrabaixo), conta com os músicos André Mariano (percussões e guitarra portuguesa), Rafael Carvalho (viola de fado), Fausto Andreé (percussionista peruano, nas percussões), Rafael Astete (charango) e Dona Rosa Meireles, nos dizeres portuenses. Gravado e produzido no Estúdio Opulento, a gravação, mistura, masterização e produção é assinada por João Bastos. O disco teve o apoio da Fundação GDA e o videoclipe de Liberdade mentirosa foi realizado por Catarina Santos. Pop dell’Fado é o quarto álbum de originais de Aníbal Zola, sucessor de Baiumbadaiumbé (2018), Amortempo (2020) e Quem Sai aos Seus (2022, relançado em 2023).

A apresentação pública do disco está marcada para o mesmo dia do lançamento, 4 de Maio, no Passos Manuel, no Porto. Com Aníbal Zola (contrabaixo, baixo eléctrico e voz), estarão Miguel Sampaio (bateria e teclados), André Mariano (percussões e guitarra portuguesa), Romain Valentino (cavaquinho e guitarras) e José Ferra (guitarras). A par disso, a agenda de Aníbal Zola para estes dias conta ainda com três festivais: Nas Asas da Liberdade, dia 27 de Abril nos Olivais, em Lisboa (em sexteto); Soam as Guitarras, dia 24 de Maio, em Setúbal (com Madalena Palmeirim por convidada); e Junta-te ao Jazz, dia 25 de Maio, em Benfica, Lisboa (em trio).