Manuel Alegre: “Não é do meu temperamento ser poder — é mais ser contrapoder”

Manuel Alegre foi a voz da liberdade contra o fascismo, o gonçalvismo, o neoliberalismo, em defesa dos valores do socialismo democrático. Agora, conta a sua vida e a do país num livro essencial.

Foto
Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
27:04

“Mesmo na noite mais triste / Em tempo de servidão / Há sempre alguém que resiste / Há sempre alguém que diz não.” Aos 87 anos, o autor destas palavras continua a resistir e a insistir na defesa de uma sociedade republicana, que cuida de valores como a justiça social, a igualdade, a solidariedade e a fraternidade. Depois de uma vida rara e heróica na primeira linha do combate em defesa da liberdade, Manuel Alegre publicou mais um livro. A obra Memórias Minhas é um memorial à história recente de Portugal, através de uma reflexão profunda sobre o seu percurso de vida pessoal, literária e, sobretudo, política. O livro é apresentado, na segunda-feira na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, por Jaime Gama e Isabel Soares, mas também por Guilherme d’Oliveira Martins, em representação daquela instituição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários