EUA, Japão e Filipinas exibem união e denunciam “comportamento perigoso e agressivo” da China

Biden, Kishida e Marcos reuniram-se em Washington e denunciaram “militarização” chinesa do mar do Sul da China. Primeiro-ministro japonês disse ao Congresso que a “liderança dos EUA é indispensável”.

Foto
Da esquerda para a direita: Ferdinand Marcos Jr. (Presidente das Filipinas), Joe Biden (Presidente dos EUA) e Fumio Kishida (primeiro-ministro do Japão) REUTERS/Kevin Lamarque
Ouça este artigo
00:00
05:54

Um dia depois de ter assinado 70 acordos de cooperação militar e securitária com o Japão e de ter dito que a aliança entre Washington e Tóquio “nunca foi tão forte em toda a [sua] História”, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, juntou o seu homólogo filipino, Ferdinand Marcos Jr., ao primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na quinta-feira, e, juntos, os três líderes deram um sinal de união contra as movimentações da China na sua vizinhança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários