Tribunal de Contas aponta falhas ao Governo do PS no combate ao abandono escolar

Tribunal de Contas analisou, em 2020, os sistemas de recolha de dados e monitorização do abandono escolar. Apresentou recomendações à tutela para suprir falhas, mas diz agora que nenhuma foi cumprida.

Foto
A taxa de abandono escolar precoce situou-se nos 8% em 2023 Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
05:29

Apesar de assinalar como “muito positiva” a diminuição na taxa de abandono escolar precoce que vem sendo registada há décadas, o Tribunal de Contas (TdC) critica o anterior Governo por não ter executado seis recomendações que resultaram de uma auditoria que o próprio tribunal realizou em 2020 e que visavam uma melhoria na monitorização e combate a este fenómeno. Entre estas, os juízes conselheiros assinalam não ter sido lançada, de forma efectiva, a “estratégia global para o combate ao abandono que integre uma estrutura de monitorização e avaliação” até ao final de 2023, ano em que esta taxa subiu ligeiramente, situando-se nos 8%, mais 1,5 pontos percentuais do que no ano anterior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários