Teresa Gonçalves apresenta pedido de demissão após um ano de presidência da SATA

Teresa Gonçalves tomou posse como líder do grupo de aviação açoriano há apenas um ano.

Foto
Teresa Gonçalves assumiu a presidência da SATA em Abril de 2023 Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:25

Teresa Gonçalves, a actual presidente da companhia aérea açoriana SATA, apresentou o seu pedido de demissão do cargo. Os motivos para a decisão são “pessoais”, anunciou esta terça-feira o Governo Regional dos Açores.

O Governo Regional dos Açores informa que a doutora Teresa Gonçalves solicitou a sua demissão do cargo de presidente do conselho de administração da SATA Holding, alegando motivos pessoais, adianta o executivo açoriano (do PSD-CDS/PP-PPM), em nota de imprensa publicada no site oficial do executivo açoriano.

A demissão solicitada foi aceite pelo Governo Regional dos Açores, tornando-se efectiva no final do corrente mês, sendo que até ao referido momento a responsável continuará a assumir todas as decisões em curso sobre o grupo, é acrescentado na comunicação.

Na nota divulgada publicamente, o Governo Regional dos Açores agradece ainda a Teresa Gonçalves “toda a sua dedicação ao grupo SATA, durante o exercício das suas funções, e o seu empenho e profissionalismo no processo de reestruturação das companhias do grupo, que muito contribuiu para a recuperação que as mesmas têm vindo a verificar”.

Teresa Gonçalves tomou posse como presidente da SATA (grupo que inclui a SATA Air Açores e a Azores Airlines) em Abril de 2023, após a saída de Luís Rodrigues para a liderança da TAP. Antes de assumir a liderança do grupo de aviação que é detido pela Região Autónoma dos Açores, Teresa Gonçalves foi administradora nos três anos anteriores.

Há pouco mais de um mês, em entrevista ao PÚBLICO, Teresa Gonçalves garantia que o processo de privatização da SATA Internacional (Azores Airlines) – que tem tido um processo atribuladovai avançar. Já recebemos um ofício do governo regional a dizer que podemos continuar com o processo de privatização, porque foi levantada a suspensão, afirmou. E acrescentou: “Agora vamos seguir os trâmites previstos.”

Na mesma ocasião, a presidente da SATA defendia ainda que a estratégia de crescimento da companhia passa por capitalizar a localização estratégica de proximidade da América do Norte e captar o tráfego do turismo.

Bolieiro quer dar tranquilidade às pessoas"

O presidente do governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou entretanto que Teresa Gonçalves apresentou a demissão da presidência da SATA por razões pessoais e de contexto e garantiu que não vão existir procedimentos suspensos devido às mudanças na administração.

Aproveito para deixar publicamente o meu reconhecimento enquanto presidente do governo à doutora Teresa Mafalda Gonçalves pelo desempenho e compromisso de até ao último dia garantir todos os procedimentos que não ficarão suspensos, nem interrompidos, por causa da sua decisão por razões pessoais e de contexto, afirmou o governante.

A demissão de Teresa Gonçalves foi anunciada hoje pelo governo regional e ocorre quatro dias depois de ser conhecida a decisão final do júri do concurso público para a privatização da Azores Airlines (companhia aérea responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior).

Ela não sai de mal com ninguém, tem as suas razões. Os ciclos são o que são, acrescentou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas na Cidade da Horta, na ilha do Faial.

Bolieiro garantiu que nenhum procedimento vai ser suspenso devido à demissão da presidente da SATA e disse querer transmitir uma mensagem de tranquilidade às pessoas.

Sobre a decisão do júri do concurso público da privatização da Azores Airlines o chefe do executivo açoriano (PSD-CDS/PP-PPM) salientou que o processo decorreu com total independência e transparência, elogiando a capacidade técnica dos jurados.

Está a ser feito o que tem de ser feito e não está a ser feito o que não deve ser feito, nomeadamente intromissões do governo, salientou.

O secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, também elogiou o trabalho de Teresa Gonçalves nos momentos difíceisda reestruturação da companhia aérea.

Todas as questões que envolvem o grupo SATA são delicadas e importantes para a região. Infelizmente, ao longo dos últimos anos aquilo que temos vindo a encarar são dificuldades atrás de dificuldades, temos vindo a ultrapassá-las. Esta naturalmente também será ultrapassada, afirmou Duarte Freitas à comunicação social, à margem dos trabalhos parlamentares na Horta.

O governante lembrou que a administração está a analisar o relatório final do júri sobre a privatização da Azores Airlines.

Estaremos ao lado do conselho de administração até ao dia 30 de Abril para todas as decisões e orientações que sejam necessárias”, realçou.

O júri, liderado pelo economista Augusto Mateus, manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour-MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.

Sugerir correcção
Comentar