Teresa Gonçalves é a nova presidente da SATA

A administradora financeira da empresa açoriana vai substituir Luís Rodrigues, novo CEO da TAP.

Foto
Teresa Gonçalves vai substituir Luís Rodrigues, novo CEO da TAP, na presidência da SATA Nuno Ferreira Santos

Teresa Mafalda Gonçalves, administradora financeira da SATA desde 2020, é a nova presidente da empresa açoriana, que no fim de Março vê Luís Rodrigues sair para liderar TAP, revelou hoje o presidente do Governo dos Açores.

"Foquei-me na solução. Defini, imediatamente, um perfil de continuidade neste processo [de privatização da SATA Internacional -- Azores Airlines]. Convidei, e foi aceite, Teresa Mafalda Gonçalves para assumir a presidência da SATA", afirmou José Manuel Bolieiro, chefe do executivo PSD/CDS-PP/PPM, em entrevista à RTP/Açores.

Bolieiro disse ter sido "confrontado", na segunda-feira, com a decisão do governo da República de chamar o actual presidente da SATA para chefiar a TAP, através de "um telefonema do primeiro-ministro", tendo reagido dizendo "que isso gerava um problema", mas manifestando também "satisfação pelo percurso realizado" nos Açores.

"Após o contacto do primeiro-ministro, recebi também o contacto de Luís Rodrigues, dizendo que tinha havido o convite [para ser presidente da TAP] e que tinha colocado condições de ficar [na SATA], no mínimo, até ao fim deste mês", descreveu.

Questionado sobre as declarações do secretário regional das Finanças, que criticou a "falta de sentido de Estado" do Governo da República, José Manuel Bolieiro recusou o papel de "comentador".

Bolieiro afirmou ainda acreditar que "não há razões para equívocos" quanto às declarações do secretário regional e do primeiro-ministro, pois "as de um e de outro são confirmativas do que realmente aconteceu".

"Recebi um contacto a informar. Não estava confrontado com uma consulta", observou.

Sobre uma eventual cláusula no contrato que pudesse travar a saída súbita de Luís Rodrigues, o chefe do governo regional reconheceu que não existia, mas vincou ter-se "habituado a ser confrontado com todas as dificuldades" e a focar-se "nas soluções".

Teresa Mafalda Gonçalves foi nomeada membro do Conselho Executivo e Chief Financial Officer do Grupo SATA em Janeiro de 2020, é pós-graduada em Finanças pela Nova School of Business and Economics, pós-graduada em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e licenciada pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

Referindo-se às declarações do secretário regional das Finanças dos Açores, o primeiro-ministro, António Costa disse hoje no Seixal que há "um equívoco" e que ele próprio falou ao telefone com José Manuel Bolieiro na segunda-feira "à hora de almoço".

Em resposta aos jornalistas, indicou que o Governo regional "não tinha de concordar" com a decisão e que apenas pretendeu informar."[O presidente do governo dos Açores] compreendeu bem, porque [Luís Rodrigues] era uma escolha de excelência", afirmou.

António Costa disse ainda que Bolieiro também "lamentou" a escolha, uma vez que preferia continuar a contar com Luís Rodrigues.

O titular da pasta das Finanças nos Açores, Duarte Freitas reconheceu que a saída de presidente da SATA é uma "contrariedade" e revelou que o executivo regional só recebeu um "contacto do Governo da República por volta da hora de almoço" de segunda-feira, a "informar que Luís Rodrigues ia ser presidente da TAP".

"O sentido de Estado devia impor o cuidado com este processo de privatização da SATA - Azores Airlines. É uma questão nacional. E percebemos também que há muitas vontades nos Açores, que comunicam para o Governo da República, para que isto não corra bem", criticou.

A 07 de Fevereiro, foi anunciada a saída de Mário Chaves da administração da SATA Chaves para suceder a Válter Fernandes no cargo de director-geral da Portugália, a partir de Março.

Com a saída dos dois elementos, o conselho de administração da SATA Holding ficou constituído por Teresa Mafalda Gonçalves (directora financeira do grupo) e Bernardo Ponte e João Crispim Ponte (administradores não executivos).

Em Junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo "remédios" como uma reorganização da estrutura empresarial.

A injecção financeira implica o desinvestimento de uma participação de controlo (51%) na Azores Airlines, o desdobramento da actividade de assistência em terra e uma reorganização da estrutura empresarial da SATA, com a criação de uma "holding" que substitui a SATA Air Açores no controlo das suas operações subsidiárias.

A Azores Airlines opera de e para fora do arquipélago, enquanto a SATA Air Açores efectua ligações interilhas.

Sugerir correcção
Comentar