Rússia diz ter neutralizado 53 drones ucranianos em várias regiões

Mais de 50 aparelhos aéreos não tripulados foram abatidos ou interceptados, incluindo 44 na região de Rostov, que acolhe o quartel-general das tropas russas envolvidas na ofensiva na Ucrânia.

Foto
Bombeiros trabalham para extinguir incêndio depois de defesas aéreas derrubarem um suposto drone ucraniano em Kursk Reuters/KURSK GOVERNOR ROMAN STAROVOYT
Ouça este artigo
00:00
02:09

A Rússia afirmou ter neutralizado esta madrugada 53 drones ucranianos em várias regiões, tendo os ataques visado principalmente a cidade de Rostov, que alberga o quartel-general militar da operação russa na Ucrânia.

“Durante a noite e a manhã de 5 de Abril, foram evitadas várias tentativas do regime de Kiev de realizar ataques terroristas utilizando drones aéreos”, afirmou o Ministério da Defesa russo.

No total, 53 aparelhos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, foram abatidos ou interceptados, incluindo 44 na região de Rostov, no sul da Rússia, avançou o ministério, num comunicado.

A cidade de Rostov-on-Don, capital da região, acolhe o quartel-general das tropas russas envolvidas na ofensiva na Ucrânia, lançada em Fevereiro de 2022.

A cidade foi também palco, em Junho, de um motim dos mercenários do grupo paramilitar Wagner, que tomaram brevemente o quartel-general do exército antes de pôr um fim à rebelião.

A região de Krasnodar também foi alvo de ataque com seis drones, enquanto outros aparelhos foram localizados nas regiões de Saratov, Kursk e Belgorod.

A Ucrânia, confrontada com a ofensiva russa há mais de dois anos, aumentou os ataques contra a Rússia nas últimas semanas, visando particularmente instalações energéticas.

Mais de 9000 crianças foram retiradas da região russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, informou na quarta-feira o governador regional, Vyacheslav Gladkov.

“Cerca de 400 das nossas crianças chegaram a Vologda e Volgogrado. No total, mais de 9000 menores que residem na região de Belgorod estão actualmente noutras regiões”, escreveu Gladkov na plataforma de mensagens Telegram.

A 19 de Março, as autoridades de Belgorod anunciaram planos para retirar milhares de crianças para locais mais seguros devido à intensidade dos ataques ucranianos com drones, rockets e fogo de artilharia.

Kiev prometeu levar os combates para solo russo em retaliação pelos numerosos bombardeamentos ao território ucraniano. Na quinta-feira, a Força Aérea Ucraniana relatou um ataque russo de "20 Shahed", drones explosivos de fabrico iraniano, na região de Kharkiv, 11 dos quais foram destruídos pela defesa antiaérea.

Sugerir correcção
Comentar