Peritos propõem aumentos para todos os pensionistas ao ritmo da inflação

Comissão responsável pelo Livro Verde da Segurança Social defende aumento da idade para aceder à reforma antecipada, quer pôr os lucros das empresas a financiar pensões e reduzir a Taxa Social Única.

Foto
A actualização das pensões depende actualmente de dois referenciais: a inflação do ano anterior e a taxa média de crescimento do PIB Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:47

A Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social propõe a alteração do mecanismo automático de actualização das pensões e quer que todas as reformas, independentemente do seu valor, sejam aumentadas em linha com a inflação. O objectivo é “assegurar a manutenção do poder de compra a todos os pensionistas”, lê-se na versão preliminar do Livro Verde sobre a sustentabilidade do sistema previdencial divulgado pelo Expresso e a que o PÚBLICO também teve acesso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários