Fevereiro foi o mais quente dos últimos 93 anos em Portugal

Mês passado foi o Fevereiro mais quente desde 1931 em Portugal. IPMA classifica-o como “extremamente quente” e “chuvoso”. Valor médio da temperatura máxima foi a terceira mais alta.

Foto
O mês de Fevereiro está classificado como extremamente quente em relação à temperatura do ar EPA/LAURENT GILLIERON
Ouça este artigo
00:00
01:57

Fevereiro foi o mês mais quente dos últimos 93 anos em Portugal Continental, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que sublinha também o agravamento da seca no sotavento algarvio.

De acordo com o boletim climatológico relevado esta quinta-feira no site do IPMA, o mês de Fevereiro está classificado como extremamente quente em relação à temperatura do ar e como chuvoso em relação à precipitação. Foi o Fevereiro mais quente desde 1931, com um valor médio da temperatura média do ar (12,47ºC), 2,55ºC superior ao normal.

Quanto ao valor médio da temperatura máxima do ar, foi a terceira mais alta desde 1931 e, nas mínimas, foi a quinta mais alta deste 1931 e a segunda desde 2000.

No início de Março, o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, revelou que o mês de Fevereiro foi o mais quente a nível mundial desde que há registos. A média global da temperatura do ar à superfície em Fevereiro foi de 13,54°C, de acordo com a instituição sediada em Bona, na Alemanha, no seu boletim mensal.

Desde Junho de 2023 que todos os meses se tem batido o recorde histórico mensal de temperatura. O Boletim Climatológico do IPMA refere igualmente que em Fevereiro, e no que diz respeito à percentagem de água no solo, houve um aumento dos valores, em especial nas regiões Norte e Centro.

No último dia de Fevereiro, 14% do território estava em seca meteorológica, 14% em seca fraca e 0,2% em seca moderada. Na classe normal estava 43,7%, enquanto 32% em chuva fraca e 10,1% em chuva moderada. O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema". De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários