Biden e Trump vencem sem surpresa primárias em mais quatro estados

Resultados de Ohio, Illinois, Kansas e Florida conhecidos. Neste último estado, os democratas cancelaram a realização das primárias e optaram por atribuir todos os 224 delegados a Biden.

Foto
Joe Biden, Presidente norte-americano Reuters/Kevin Lamarque
Ouça este artigo
00:00
01:42

Joe Biden e Donald Trump venceram na terça-feira as primárias dos partidos Democrata e Republicano, respectivamente, nos estados de Ohio, Illinois, Kansas e Florida, como esperado, indicaram projecções das televisões NBC, Fox e CBS.

O Presidente dos Estados Unidos, 81 anos, e o antecessor no cargo, 77, são os nomeados Democrata e Republicano para as eleições presidenciais de Novembro, uma vez que já garantiram o número mínimo de delegados necessários: 1968 para Biden e 1215 para Trump.

Os meios de comunicação social projectaram a vitória dos dois candidatos pouco depois do fecho das urnas e já deram todos os delegados republicanos que estavam em jogo a Trump no Ohio (79) e no Kansas (39), enquanto a recontagem continua no Illinois (64). Biden concorreu a 167 delegados no Ohio, 127 no Illinois e 33 no Kansas, e obteve vitórias confortáveis, entre 87% e 90%, com excepção do Kansas, onde o voto dos descontentes, que normalmente votam para enviar delegados dissidentes para a convenção do partido em Agosto, ficou perto dos 10%.

Na Florida, os democratas cancelaram a realização das primárias e optaram por atribuir todos os 224 delegados a Biden, enquanto Trump conquistou 125 delegados, de acordo com as projecções. As mesas de voto no Arizona vão ser as últimas a encerrar esta noite.

Para serem oficialmente proclamados candidatos, ambos os políticos devem esperar pelas convenções dos dois partidos: primeiro será a republicana, de 15 a 18 de Julho em Milwaukee (Wisconsin), e depois a democrata, de 19 a 22 de Agosto em Chicago (Illinois).

Sugerir correcção
Comentar