Biden e Trump garantem nomeação como candidatos à Casa Branca

Os dois candidatos somaram o número de delegados necessário para impedirem qualquer surpresa de última hora nas eleições primárias dos seus partidos.

Foto
As nomeações vão ser confirmadas nas convenções nacionais dos dois partidos, no Verão Reuters/REUTERS PHOTOGRAPHER
Ouça este artigo
00:00
03:32

Dois meses depois do início das eleições primárias nos Estados Unidos, e numa altura em que os eleitores de 23 dos 50 estados norte-americanos ainda não foram às urnas, Joe Biden e Donald Trump conquistaram o número mínimo de delegados que lhes permite serem considerados os presumíveis candidatos dos seus partidos à próxima eleição presidencial.

Com as vitórias registadas na última madrugada, Biden e Trump já não podem ser ultrapassados por nenhum dos seus adversários nas eleições primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano.

A partir de agora, os dois candidatos vão apenas cumprir calendário até à realização das convenções nacionais dos seus partidos, no Verão.

Nessa altura, os delegados que ambos foram conquistando — e que vão continuar a conquistar — ao longo das primárias, vão ser chamados a nomear um candidato à Casa Branca, sendo certo que a esmagadora maioria irá confirmar as escolhas que foram feitas pelos eleitores.

No caso do Partido Republicano, um candidato precisaria, à partida, de conquistar pelo menos 1215 delegados, de um total de 2429, para começar a ser tratado como o vencedor antecipado das eleições primárias.

Sem surpresas, Trump venceu as quatro votações realizadas na terça-feira (Georgia, Mississíppi, Washington e Havai) e somou 1241 delegados, ultrapassando a fasquia mínima.

Do lado do Partido Democrata, Biden dominou as votações na Georgia, Mississíppi, Washington e no círculo eleitoral do estrangeiro, e somou 2107 delegados — mais do que os 1968 exigidos para a nomeação.

Sem surpresas

A confirmação do favoritismo de Biden e de Trump não constitui uma surpresa, principalmente no caso da corrida no Partido Democrata.

Como é habitual nas eleições presidenciais nos EUA, um Presidente em exercício de funções que se candidata a um segundo mandato raramente tem oposição no seu partido; os dois principais adversários de Biden nas primárias deste ano — o congressista democrata Dean Phillips e a escritora e líder espiritual Marianne Williamson — já desistiram da corrida e não chegaram a conquistar qualquer delegado.

Desde o início das eleições primárias do Partido Democrata, na Carolina do Sul, a 3 de Fevereiro, Biden só não conseguiu ganhar 23 delegados — 20 foram atribuídos aos eleitores do Michigan, do Minnesota e do Havai que fizeram questão de não votar no Presidente dos EUA, mas sim numa campanha de protesto contra o apoio da Administração Biden a Israel; e três foram conquistados pelo candidato na eleição primária da Samoa Americana, Jason Palmer, um desconhecido empresário do Maryland.

O cenário de domínio de um candidato não foi muito diferente nas eleições primárias do Partido Republicano, com Trump a partir como o claro favorito. Ainda assim, o ex-presidente dos EUA chegou a ter a nomeação em dúvida meses antes do arranque das votações, quando o governador da Florida, Ron DeSantis, começou a subir nas sondagens.

Com o passar do tempo, tanto DeSantis — próximo do eleitorado de Trump, mas visto como um candidato mais disciplinado e cumpridor das normas institucionais do que o ex-presidente dos EUA —, como a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley — que uniu o eleitorado republicano anti-Trump — perceberam que não seriam capazes de provocar uma surpresa nas eleições primárias e abandonaram a corrida.

A próxima eleição presidencial nos EUA vai realizar-se a 5 de Novembro.

Além dos candidatos dos dois principais partidos — Biden, do Partido Democrata, e Trump, do Partido Republicano —, é possível que pelo menos outros quatro candidatos com alguma notoriedade tenham condições para surgirem nos boletins de voto em alguns estados norte-americanos: Jill Stein (Partido Verde), Cornel West (Partido Justiça para Todos, criado em Janeiro), Robert F. Kennedy (independente) e o candidato do Partido Libertário, que será seleccionado em Maio.

Sugerir correcção
Comentar