Entidades para consignação do IRS ultrapassam as 5000 este ano

Lista das entidades a quem os contribuintes podem doar 0,5% do IRS ou o benefício fical do IVA já é conhecida e aumentou.

Foto
Escolha das entidades é feita durante o processo de entrega da declaração de IRS Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:37

O número de entidades a quem os contribuintes podem atribuir 0,5% do seu IRS ou doar o benefício fiscal do IVA voltou a aumentar este ano, superando as cinco mil, de acordo com a lista disponível no Portal das Finanças.

A escolha das entidades candidatas a esta consignação do IRS pode ser feita até ao final deste mês ou durante o processo de entrega da declaração anual do imposto, que começa a 1 de Abril e termina a 30 de Junho.

A lista com as entidades que cumprem os requisitos para poderem receber uma parte do IRS dos contribuintes é este ano composta por um total de 5036, número que supera as cerca de 4700 do ano passado.

Entre estas entidades incluem-se centenas de associações e academias dedicadas a diversos fins, bandas recreativas, casas do povo, vários centros sociais, de dia, paroquiais, infantis ou comunitários, fundações, cooperativas, coros, misericórdias ou sociedades filarmónicas e musicais.

Para que possa haver consignação de 0,5% do imposto é necessário que o contribuinte assinale na sua declaração de IRS o número de identificação fiscal da entidade a quem pretende atribuir aquele montante.

De referir que esta consignação não custa nada ao contribuinte nem significa uma redução do reembolso, uma vez que o valor é retirado ao imposto que é entregue ao Estado.

Os contribuintes podem ainda "doar" o benefício fiscal que obtêm através da dedução do IRS de parte do IVA suportado nos gastos em oficinas, ginásios, restaurantes, hotéis ou cabeleireiros, sendo que neste caso estão efectivamente a atribuir uma parte do seu imposto.

A lista das entidades candidatas à consignação pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar