Designer belga Dries Van Noten vai reformar-se e nomear o seu sucessor

O estilista, de 65 anos, afirmou numa publicação no Instagram que planeia concentrar-se “em todas as coisas para as quais nunca teve tempo”, embora continue “envolvido na maison” que “tanto aprecia”.

Foto
Dries Van Noten é um dos mais conhecidos designers belgas Reuters/Gonzalo Fuentes
Ouça este artigo
00:00
01:35

Dries Van Noten, um dos mais famosos designers belgas, anunciou nesta terça-feira que se vai demitir no final de Junho, depois de desenhar a sua última colecção, e que vai nomear o seu sucessor numa data posterior.

O estilista, de 65 anos, afirmou numa publicação na sua conta do Instagram que planeia concentrar-se "em todas as coisas para as quais nunca teve tempo", embora continue "envolvido na maison" que "tanto aprecia".

A próxima colecção masculina Primavera/Verão 2025 será a sua última, afirmou Van Noten, acrescentando que a equipa do seu estúdio irá desenhar a colecção feminina Primavera/Verão 2025 da casa de moda. "Tenho plena confiança de que farão um óptimo trabalho", afirmou.

Filho e neto de alfaiates, Van Notende, nascido em Antuérpia, estreou-se com uma colecção de roupa de homem em 1986, segundo o site da marca. Esta foi adquirida pelo grupo de luxo espanhol Puig em 2018.

Abriu lojas nas ruas comerciais mais exclusivas de todo o mundo e o Musée des Arts Decoratifs, em Paris, apresentou uma exposição sobre o seu trabalho e inspirações em 2014. Em 2017, foi-lhe atribuído o título de barão da nobreza belga.

Para além das linhas pret-a-porter para homem e senhora, a VanNoten também vende acessórios, cosméticos e perfumes.

O seu último desfile, em Fevereiro, uma colecção de Outono/Inverno, apresentava tons pastel, cinzentos e castanhos-claros, e incluía casacos e blusões com ombros arredondados, bem como fatos à medida, embelezados com missangas.

Sugerir correcção
Comentar