SIBS recebe multa de 13,9 milhões por abuso de posição dominante

Autoridade da Concorrência conclui que a SIBS aproveitava posição no mercado de sistemas de pagamentos para trazer clientes para os sistemas de processamento. Empresa vai impugnar decisão.

Foto
SIBS foi alvo de multa por parte da Autoridade da Concorrência Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
05:09

A SIBS, empresa que disponibiliza serviços como o Multibanco ou o MB Way, abusou ao longo dos últimos três anos da sua posição dominante em Portugal no mercado dos sistemas de pagamento para forçar as entidades clientes a contratar também os seus serviços de processamento, considera a Autoridade da Concorrência (AdC), que decidiu, por isso, aplicar-lhe uma coima de 13,9 milhões de euros. A empresa diz que a decisão “não tem qualquer fundamento” e irá ser impugnada em tribunal.

Num comunicado emitido nesta terça-feira, a AdC defende que “o Grupo SIBS abusou da sua posição dominante nos mercados relativos aos sistemas de pagamento do grupo, ao condicionar o acesso a estes sistemas à obrigação de contratar também os seus serviços de processamento”. Esta prática, refere, “durou cerca de três anos, limitou a entrada e a expansão de processadores concorrentes do Grupo SIBS, que manteve quotas de mercado superiores a 90% durante todo este período nos mercados de processamento”.

O que está em causa é a prática das chamadas “vendas ligadas”, em que uma empresa com uma presença significativa num determinado mercado aproveita para garantir que fica também com esses clientes num outro mercado. Neste caso, a SIBS tem uma posição muito forte no mercado dos sistemas de pagamento, com os seus serviços Multibanco e MB Way, por exemplo, e leva as entidades que o utilizam a contratar os serviços de processamento das operações que estão associados e que poderiam eventualmente ser realizados por outras empresas que não a SIBS.

Essa prática, diz a AdC, tem o problema de restringir “a concorrência e a inovação no sector dos serviços de pagamento e prejudica quer os concorrentes do Grupo SIBS, que também actuam no processamento, quer, em última instância, os comerciantes e consumidores, que ficaram privados de serviços diferenciadores”.

SIBS critica AdC

Posição completamente diferente sobre o assunto têm os responsáveis da SIBS, que respondem ao anúncio da aplicação de multas, atacando o que dizem ser o “profundo desconhecimento” revelado pela AdC e anunciando que irão impugnar judicialmente esta decisão junto do Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão”.

“A SIBS considera que as práticas referidas pela Autoridade são legais, que o processo não tem qualquer fundamento nem suporte jurídico ou económico, e não reconhece qualquer objectividade nas conclusões da Autoridade da Concorrência, a qual revela um profundo desconhecimento da realidade dos serviços de pagamento, a nível global e no mercado português, do sector e da actividade da SIBS”, afirma a empresa no comunicado enviado aos órgãos de comunicação social nesta terça-feira.

No comunicado, a SIBS garante ainda que “actua em rigorosa conformidade com as regras que lhe são aplicáveis no contexto dos mercados nacional e europeu de pagamentos” e assinala que “compete num mercado global, numa actividade tecnológica em que a escala é fundamental, e com concorrentes globais de dimensão múltiplas vezes superior, não sediados em Portugal”, algo que, diz, não foi considerado pela Autoridade da Concorrência na sua análise.

A empresa refere ainda que, “ao longo deste processo, a SIBS colaborou com a investigação da AdC”, tendo apresentado “diversos estudos económicos de especialistas de referência mundial que contradizem, de forma clara e objectiva, as conclusões da Autoridade”.

O valor da coima aplicada ao Grupo SIBS foi de 13.869.000 euros, um montante calculado de acordo com a gravidade da prática e determinado pelo volume de negócios das empresas nos mercados afectados. As coimas nunca podem exceder 10% do volume de negócios no ano anterior à data de adopção da decisão.

O processo agora concluído já dura há mais de três anos. Foi instaurado oficiosamente em Novembro de 2020, tendo um dos seus momentos cruciais no início de 2021, data em que a AdC realizou diligências de busca e apreensão nas instalações do Grupo SIBS, detido pelos maiores bancos a operar no mercado portugueses, com destaque para a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o Banco Santander Totta e o Banco BPI.​

"Um dos mais subdesenvolvidos da UE”

A Associação Nacional de Instituições de Pagamento e Moeda Electrónica (ANIPE) não renega a importância da SIBS para o tecido económico, mas também se mostra muito crítica quanto à sua actuação, em sintonia posições assumidas no passado. Assim, diz a estrutura associativa que “a sua orientação estratégica tem contribuído de forma significativa para que o mercado de pagamentos português seja, actualmente, um dos mais subdesenvolvidos da UE, apresentando um dos menores números de empresas a operar, e uma posição que nos coloca na cauda da Europa a nível de geração de riqueza, emprego e inovação, devido a problemas essencialmente concorrenciais e regulatórios, mas também de acesso a capital”.

É assim que a ANIPE reage à decisão da AdC de multar a sociedade interbancária, gestora da rede Multibanco, destacando, em comunicado, que o mais relevante que se pode retirar “não é a multa, já que ela não vai resolver nenhum dos problemas estruturais do nosso mercado, mas antes as medidas correctivas (remedies) que visam corrigir a condutas monopolísticas e promover a diversificação e crescimento do mercado com benefícios para consumidores e comerciantes”.

Salvaguardando que à hora de publicação do comunicado ainda não tinha acesso ao acórdão ou despacho de condenação, pelo que se pronunciava somente com base na informação disponibilizada no site da AdC, a associação destaca o facto de existir “uma segunda determinação do Banco de Portugal que visa corrigir este incumprimento regulatório específico, impondo medidas para passar a evitar estas práticas de posição dominante a partir de Dezembro de 2024, [o que] denota que o próprio regulador reconhece o ilícito e o tenta mitigar, dificultando muito a reversão deste desfecho por parte do Grupo SIBS e uma eventual presunção de inocência”.

De acordo com a ANIPE, os problemas vão para além das vendas associadas. “Não é só o tie-in com obrigação de contratar o processamento no acesso ao sistema de pagamentos Multibanco (scheme), mas também a falta de requisitos e condições de acesso ao scheme que permitam um acesso transparente, equilibrado e não discriminatório, que tem bloqueado o acesso directo a entidades não relacionadas, tanto nacionais como internacionais”, lê-se no comunicado.

Destacando que é própria AdC que considera que “houve por parte do grupo SIBS uma violação continuada da Interchange Fee Regulation ou Regulamento UE 751/2015, que existe há 9 anos, não se conhecendo nenhuma entidade não relacionada que consiga processar a marca de cartões Multibanco e qualquer outra marca internacional (VISA, MC, Union Pay) separadamente durante este período”, as instituições de pagamento dizem não entender como é que, ao fim destes nove anos, “a liberalização existente no mercado energético e das telecomunicações nacionais não tenha chegado ao mercado dos pagamentos, ao arrepio da legislação portuguesa e europeia e do bom funcionamento concorrencial, existindo uma concentração da quota de mercado superior a 90%”.

A ANIPE destaca ainda que para além da AdC existem “dois intervenientes cujo aparente silêncio é pouco compreensível: o Banco de Portugal e os accionistas da SIBS”, acrescentando que o regulador bancário “não supervisionou de forma correcta o cumprimento dum Regulamento europeu, de aplicação directa, e que data de 2015”.

“A reacção tardia [do BdP] foi minimalista, tendo deixado à SIBS o poder de decisão sobre aspectos importantes da sua prática comercial, permitindo soluções que não são do interesse comum, que protegem o infractor e pervertem o bom funcionamento de mercado (Pagamentos ao Estado, Referências Multibanco, MB Way)”, refere o comunicado, onde se questiona como vai reagir o supervisor às irregularidades apontadas à empresa.

Entre outras, a associação questiona se “a SIBS tem condições para continuar a ser a entidade que auxilia o BdP na estratégia de distribuição e operacionalização do Euro Digital e também para gerir a câmara de compensação de todos os pagamentos de pessoas e empresas em Portugal”. Com Rosa Soares

Sugerir correcção
Ler 4 comentários