Procuradores temem ingerências do poder político para condicionar investigações

Paulo Lona, único candidato à presidência do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), define como prioridade defender os procuradores contra qualquer tipo de ingerência.

Foto
Eleições do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público decorrem este sábado ADRIANO MIRANDA / PUBLICO
Ouça este artigo
00:00
03:39

O único candidato à presidência do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), o procurador Paulo Lona, teme ingerências do poder político para condicionar investigações criminais, após a demissão dos governos da República e da Região Autónoma da Madeira, na sequência de informações vindas a público relacionadas com duas investigações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

Por isso, Paulo Lona, que ficará este sábado a saber o resultado das eleições do SMMP, define como prioridade “estar sempre na linha da frente do Ministério Público e seus magistrados, contra qualquer ingerência, externa ou interna, que os comprometa ou tente condicionar”, prometendo continuar a defender a Estado de direito democrático e a Justiça.

“Numa altura em se anunciam reformas na área da Justiça, sabemos que a intenção não é resolver problemas graves, como a falta de oficiais de justiça, a falta de magistrados ou os problemas informáticos. O que se pretende é pôr em causa a autonomia técnica do Ministério Público”, afirma Paulo Lona, que lamenta que se queira legislar a reboque de dois ou três casos mediáticos.

O candidato à presidência da única associação sindical de procuradores do país – que representará cerca de 90% dos perto de 1600 magistrados do Ministério Público em efectividade de funções – não admite qualquer tentativa de funcionalizar esta magistratura, tornando os procuradores um corpo de agentes administrativos, prometendo uma aproximação dos sindicatos aos associados. “Vamos passar por momentos complicados e necessitamos que os magistrados estejam unidos”, resume.

O procurador, que trabalha na área das execuções, não admite que uma operação de buscas seja alterada devido a uma eleição. “O timing de uma busca não pode estar dependente de uma eleição. Até porque eleições há muitas. Se fizermos isso, estamos a dar uma conotação político-partidária à actuação do Ministério Público”, argumenta o candidato.

Paulo Lona defende um reforço da comunicação externa do Ministério Público, mais esclarecedora e mais próxima para o cidadão. Sem apresentar receitas, o procurador sugere que seria bom que o organismo tivesse um rosto que viesse prestar esclarecimentos públicos. Considera que os procuradores coordenadores das 23 comarcas existentes no país poderiam ter um papel relevante a este nível, como acontece com os juízes presidentes, mas reconhece que essa solução não tem apoio no Estatuto do Ministério Público, que concentra a comunicação no gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República e, excepcionalmente, nas quatro procuradorias regionais.

Tornar a profissão mais activa

O dirigente sindical, que ocupou o lugar de secretário-geral do SMMP no mandato que agora termina, sublinha que esse reforço da comunicação deveria servir para realçar a actividade do Ministério Público, para além da justiça penal. “Temos funções sociais muito relevantes noutras áreas, que são desconhecidas dos cidadãos, como a protecção de menores ou de adultos vulneráveis, ou a representação de trabalhadores. Temos ainda um papel importante nos direitos dos consumidores e no direito do ambiente, que são áreas em que devíamos reforçar os recursos humanos.”

O programa da lista única defende ainda o recrutamento de mais procuradores e, para tornar a profissão mais atractiva, que o Estado passe a pagar o chamado “subsídio de compensação” (900 euros mês) aos alunos do Centro de Estudos Judiciários, a escola que faz a formação inicial dos magistrados e está sediada em Lisboa. A ideia é que este subsídio se junte à bolsa que os alunos já recebem e que ronda os mil euros limpos, um montante que não permite fazer face a todas as despesas (alojamento, alimentação, transportes, livros) a quem vive na capital.

Pede-se ainda a anulação das regras que obrigam juízes e procuradores a estarem presentes na distribuição electrónica de processos, validando um procedimento informático sobre o qual, destaca Paulo Lona, não possuem qualquer controlo.

Sugerir correcção
Ler 33 comentários