Eleições na Índia arrancam a 19 de Abril e decorrerão em sete fases até Junho

O BJP, partido o actual chefe do Governo, é o favorito à vitória. Narendra Modi pode tornar-se no segundo primeiro-ministro da história a conseguir três mandatos consecutivos.

Foto
Apoiantes do BJP, partido de Narendra Modi, favorito à vitória Reuters/Stringer
Ouça este artigo
00:00
02:52

As eleições legislativas na Índia vão realizar-se a partir de 19 de Abril e decorrerão em sete fases, até 1 de Junho, devendo o apuramento dos votos começar três dias depois, anunciou a Comissão Eleitoral indiana.

A primeira fase do processo de votação no país mais populoso do mundo, com 1,4 mil milhões de habitantes, terá início em 19 de Abril, seguindo-se outras seis: 26 de Abril, 7 de Maio, 13 de Maio, 20 de Maio, 25 de Maio e 1 de Junho.

O presidente da Comissão Eleitoral (CEI), Rajiv Kumar, declarou numa conferência de imprensa em Nova Deli que a contagem dos votos terá início em 4 de Junho.

"Este é um exercício gigantesco de democracia, o maior movimento eleitoral de pessoas e materiais do mundo. Serão mobilizadas mais de 5,5 milhões de máquinas de voto electrónico", afirmou Kumar.

Os cadernos eleitorais da Índia têm cerca de 970 milhões de eleitores, enquanto o número de assembleias de voto será de cerca de 1,1 milhões.

Este é um novo recorde mundial para o país asiático, ultrapassando o já histórico número de 916 milhões de eleitores chamados às urnas nas eleições gerais de 2019.

Kumar disse que as autoridades eleitorais utilizarão barcos, helicópteros, cavalos, elefantes e outros meios de transporte para chegar a todos os eleitores.

Mais de 1200 partidos poderão participar nestas eleições para eleger representantes para a câmara baixa e, com isso, as forças políticas para a nomeação do novo primeiro-ministro da Índia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), procura revalidar o seu mandato pela terceira vez consecutiva e é o favorito à vitória.

Em caso de vitória, Modi tornar-se-á o segundo primeiro-ministro da história da Índia a conseguir conquistar um terceiro mandato consecutivo. O único a consegui-lo foi Jawaharlal Nehru, um herói da independência indiana e o primeiro primeiro-ministro do país.

Nos seus discursos, Modi tem sublinhado o crescimento económico que o país teve durante os seus dois mandatos, o investimento em infra-estruturas e em programas sociais para os mais pobres. É, no entanto, acusado pela oposição de práticas autoritárias e de discriminação de minorias étnicas, nomeadamente da comunidade muçulmana.

O BJP fixou como objectivo conquistar 370 lugares, contra os 290 de que dispõe sozinho, e mais de 400 dos 543 lugares em disputa, contando com os outros membros da Aliança Democrática Nacional, que lidera.

O principal partido da oposição, o histórico Partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi, ambiciona desafiar Modi com uma coligação denominada Aliança Nacional para o Desenvolvimento Inclusivo da Índia (INDIA, da sigla em inglês), juntamente com outras formações, como o regional Congresso Trinamool da Índia ou o Partido Samajwadi.

A Aliança formou-se no último ano mas tem mostrado dificuldades em manter a unidade e em partilhar lugares de forma amigável.

Sugerir correcção
Comentar