Liceu Camões quer derrubar muros e criar espaço verde e pedonal para ligar à Estefânia

Urbanização do Casal de Santa Luzia e novo estacionamento subterrâneo ameaçam trazer mais carros para a zona. Mas director da escola propõe uma “alternativa verde”.

local,educacao,camoes,lisboa,escolas,ambiente,
Fotogaleria
O plano prevê a supressão dos muros do Liceu Camões, a criação de jardins e a integração da envolvente da escola no espaço público. DR
local,educacao,camoes,lisboa,escolas,ambiente,
Fotogaleria
O projecto nasce de uma ideia do arquitecto Falcão de Campos e da artista plástica Fernanda Fragateiro. DR
local,educacao,camoes,lisboa,escolas,ambiente,
Fotogaleria
O plano pretende criar um melhor ambiente urbano, minimizando a pressão causada pelo tráfego automóvel. DR
Ouça este artigo
00:00
06:55

“Será que faz sentido trazer mais carros para a cidade?” Nas últimas semanas, João Jaime, o director do lisboeta Liceu Camões, tem andado apreensivo. Ao conhecer os planos de urbanização do Casal de Santa Luzia, num terreno nas traseiras daquela escola pública, recentemente divulgados, decidiu ser tempo de tomar uma posição. Até porque, em Dezembro passado, ficou também a saber que, este ano, deverá avançar a, há muito planeada, construção de um estacionamento subterrâneo mesmo em frente ao portão principal. Por isso, e como alternativa, propõe uma transformação radical do espaço público em redor do estabelecimento de ensino, no âmbito da discussão pública sobre a operação de loteamento da urbanização. E ela passa por mais espaços verdes e pedonais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários