Mau tempo: nevão “como antigamente” atrai visitantes a Montalegre

O concelho de Montalegre ficou pintado de branco depois de nevar como não se via há muito. Os transportes foram suspensos e as escolas fecharam mas algumas pessoas aproveitaram para “brincar na neve”.

Foto
A serra do Larouco é a segunda serra mais alta de Portugal Continental Getty Images
Ouça este artigo
00:00
03:04

Os espanhóis Borja e Andrea viajaram esta sexta-feira (8) de propósito de Ourense, na Galiza, para ver, brincar e tirar fotos em Montalegre, onde a neve é uma atracção turística e esta noite caiu um nevão "como antigamente".

O dia acordou coberto de neve no concelho do Norte do distrito de Vila Real e, por precaução, os transportes escolares foram suspensos e as escolas fechadas. Mesmo assim, a neve representa também uma atracção turística e são muitos os que se deslocam a este território nesta altura.

"Gostamos muito de neve, não tivemos oportunidade de a ver antes e aproveitámos porque devem ser os últimos dias em que há neve. Está muito bonito", afirmou Borja Atanes, que viajou de propósito de Ourense, em Espanha, para subir à serra do Larouco, em Montalegre.

A namorada, Andrea Outeirino, disse que a viagem de cerca de 70 quilómetros valeu a pena pelas montanhas cobertas do manto branco e que aproveitaram para tirar fotografias, atirar bolas um ao outro e fazer um boneco de neve.

"Como dizem os antigos, foi um nevão como antigamente", afirmou Miguel Monteiro, comandante dos bombeiros de Montalegre, explicando que nevou com muita intensidade durante a noite.

O responsável explicou que os meios da Protecção Civil estão a desobstruir as estradas, apontando como zonas de maior preocupação as mais altas e montanhosas do concelho.

No terreno estão veículos limpa-neve dos bombeiros de Montalegre e da Protecção Civil Municipal, bem como tractores adaptados com pás e espalhadores de sal que estão ao serviço das juntas de freguesia. Como exemplo do que costuma ser feito para desimpedir a circulação, Miguel Monteiro referiu que são espalhadas, em média, dez toneladas de sal pelas estradas do concelho.

Durante a manhã, a neve foi derretendo, mas o comandante explicou que, por causa das previsões de neve até domingo, os meios vão estar em prevenção durante todo o fim-de-semana. "Neste momento, todas as vias estão transitáveis, a equipa da Protecção Civil já tem muita experiência e desde as 05h30 que estão no terreno a limpar as vias e a colocar sal, e estão em alerta para todas as ocorrências", referiu Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre.

Além disso, a dirigente deixou o repto de que "não é preciso ir à serra da Estrela, quando temos aqui [Montalegre] uma estrela que é a nossa serra do Larouco".

"Esta é a segunda serra mais alta de Portugal Continental e, portanto, aqui, podem usufruir de muita neve para as crianças brincarem e os adultos recordarem os seus tempos de infância", frisou Fátima Fernandes.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental e as previsões apontam para chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo.


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.

Sugerir correcção
Comentar