Exército russo ataca Odessa durante visita de Zelensky e primeiro-ministro grego

Chefe de Estado ucraniano avançou que o ataque causou “mortos e feridos”. Zelensky e Mitsotakis participavam numa cerimónia de homenagem a 12 pessoas que morreram em ataque russo a prédio residencial.

kiev,mundo,vladimir-putin,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
Zelensky e Mitsotakis participavam numa cerimónia de homenagem a 12 pessoas que morreram em ataque russo a prédio residencial Reuters/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER
kiev,mundo,vladimir-putin,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
Exército russo atacou a região de Odessa no momento em que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, visitavam o importante porto do sul da Ucrânia nesta quarta-feira Reuters/Stringer
kiev,mundo,vladimir-putin,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
Mitsotakis fez a primeira visita à Ucrânia desde a invasão da Rússia Reuters/Stringer
kiev,mundo,vladimir-putin,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
Mitsotakis fez a primeira visita à Ucrânia desde a invasão da Rússia Reuters/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER
Ouça este artigo
00:00
01:45

O exército russo atacou a região de Odessa no momento em que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, visitavam o importante porto do sul da Ucrânia nesta quarta-feira. O chefe de Estado ucraniano avançou que o ataque causou "mortos e feridos".

"Hoje assistimos a este ataque. Sei que houve vítimas. Há mortos e feridos", afirmou o Presidente ucraniano, sem dar mais pormenores, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro grego, segundo a agência Ukrinform.

"No final [da visita às instalações portuárias], ouvimos o som de sirenes antiaéreas e explosões muito perto de nós. Não tivemos tempo para nos abrigarmos", disse Mitsotakis, após o bombardeamento, descrevendo-o como "uma experiência impressionante". O primeiro-ministro grego salientou que "esta guerra afecta toda a gente e não poupa ninguém".

"A minha presença aqui reflecte o respeito de todo o mundo livre pelo povo ucraniano e sublinha o compromisso da Grécia em permanecer do vosso lado", disse Mitsotakis a Zelensky na primeira visita ao país desde a invasão da Rússia, em Fevereiro de 2022.

A Grécia, membro da NATO e tradicional aliada na tentativa da Ucrânia de aderir à aliança militar e à União Europeia, ofereceu ajuda militar ao país. "Discutimos que outros meios podemos usar para expandir o espaço de segurança no mar Negro. Como podemos adicionar protecção ao nosso povo – tanto militar como civil. Precisamos de mais defesas aéreas", disse Zelensky, acrescentando que a Grécia participaria numa cimeira sobre as negociações para a paz na Suíça.

Os dois dirigentes participaram numa cerimónia de homenagem às 12 vítimas, incluindo cinco crianças, do recente ataque russo a uma zona residencial de Odessa, no passado fim-de-semana.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários