Pelo menos cinco mortos num ataque de drones russos em Odessa

Uma das vítimas mortais será uma criança de três anos.

Foto
Ataque russo fez cinco mortos em Odessa REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:46

Cinco pessoas, incluindo uma criança de três anos, morreram e outras oito ficaram feridas quando um drone russo embateu num bloco de apartamentos na cidade portuária de Odessa, no Sul da Ucrânia, no sábado, segundo as autoridades em declarações à agência Reuters. O número de vítimas pode ainda aumentar, já que ainda decorrem operações de salvamento no local do impacto.

"A Rússia continua a combater os civis... Um dos drones inimigos atingiu um edifício residencial em Odessa. Dezoito apartamentos foram destruídos", disse o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky numa mensagem no Telegram.

Zelensky publicou um vídeo que mostra um complexo de apartamentos com vários andares arrancados e dezenas de equipas de salvamento a tentar cortar caminho através de um mar de escombros no chão. Ainda de acordo com o Presidente ucraniano, o drone usado no ataque era um Shade, fornecido pelo Irão. Trata-se de um tipo de aparelho usado pelas forças de Moscovo desde o início da guerra para atingir alvos no interior da Ucrânia.

O Serviço Nacional de Emergência da Ucrânia publicou fotografias, incluindo a de uma criança morta, que demonstram a violência do impacto. "Isto é impossível de esquecer! Isto é impossível de perdoar", pode ler-se na mensagem a que a agência Reuters teve acesso. O serviço afirmou que cinco pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas com vida.

“Os socorristas de Odessa acabam de descobrir os corpos de uma mãe com um bebé de três meses”, disse, já ao final do dia, o ministro do Interior, Ihor Klymenko, numa publicação no seu canal Telegram. "O meu marido saiu rapidamente a correr para ajudar... depois, vi pessoas a sair a correr e percebi que havia mortos no interior do prédio", disse Svitlana Tkachenko, que vive num edifício vizinho, citada pela Reuters.

Drone atinge edifício em São Petersburgo

Também neste sábado, um drone atingiu um edifício residencial em São Petersburgo, na Rússia. De acordo com a Tass, a agência de notícias russa, não há registo de vítimas mortais ou feridos, mas pelo menos 100 pessoas foram retiradas do complexo de cinco andares.

"Não há vítimas. Os vidros das varandas de duas casas ficaram parcialmente danificados. Os residentes dos apartamentos afectados foram retirados do local", escreveu no Telegram Alexander Beglov, governador de São Petersburgo, sem adiantar qualquer tipo de explicação para o incidente.

No entanto, em declarações à agência Reuters, um morador deu conta de um barulho estranho, que alguns meios de comunicação locais estão a atribuir a um possível dronte ucraniano que se dirigia para um depósito de combustível nas proximidades e que terá sido abatido pelas defesas russas. "Primeiro ouvi um assobio, porque tinha acabado de abrir a janela, depois um estrondo. Começou um incêndio e o apartamento ficou cheio de fumo e a janela voou para fora", disse Elena à Reuters.

Sugerir correcção
Comentar