Três mortos no primeiro ataque fatal dos houthis no Mar Vermelho

Cargueiro de armador grego foi atingido por um míssil ao largo do Iémen.

Foto
Na imagem, outro navio grego atacado nos últimos dias pelos rebeldes houthis Reuters/FAWAZ SALMAN
Ouça este artigo
00:00
01:52

Três tripulantes de um navio mercante morreram esta quarta-feira num ataque com um míssil contra a sua embarcação levado a cabo pelos rebeldes houthis do Iémen, revelaram fontes oficiais do Reino Unido e dos Estados Unidos, noticia a Reuters. São as primeiras vítimas mortais desde o início da vaga de ataques houthis contra a navegação comercial no Mar Vermelho, uma das principais rotas marítimas mundiais.

Os houthis já reivindicaram a autoria do ataque desta quarta-feira, que visou o cargueiro True Confidence, um navio de pavilhão das Barbados detido por um armador grego. O incidente aconteceu a cerca de 50 milhas náuticas do porto iemenita de Áden. O navio contava com uma tripulação de 20 pessoas, de nacionalidade filipina, vietnamita, cingalesa, indiana e nepalesa, e com três guardas armados.

Para além das três vítimas mortais, a Reuters indica que há vários feridos e desaparecidos. O navio, em chamas, foi entretanto evacuado.

A embaixada do Reino Unido no Iémen condenou o ataque através da rede social X: "Isto é uma triste mas inevitável consequência dos irresponsáveis disparos de mísseis dos houthis contra a navegação internacional. Tem de parar".

Os houthis têm atacado navios no Mar Vermelho desde Novembro, numa ofensiva em alegada solidariedade com o povo palestiniano, na sequência da invasão israelita de Gaza, após os atentados de 7 de Outubro. O Reino Unido e os Estados Unidos têm lançado ataques retaliatórios contra posições houthis no Iémen.

A crise no Mar Vermelho tem levado grande parte dos transportadores internacionais a desviar os seus navios para a rota do Cabo, contornando África e evitando o Médio Oriente na viagem entre o Leste asiático e a Europa. O desvio tem aumentado o tempo e os custos do transporte internacional de mercadorias, inflacionando o preço de vários produtos e matérias-primas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários