Número de mortos em ataque russo em Odessa sobe para dez

Três das vítimas mortais em Odessa são crianças com menos de três anos, confirmou Zelensky.

Foto
Corpos de uma mulher e do filho recém-nascido foram encontrados este domingo entre escombros EPA/IGOR TKACHENKO
Ouça este artigo
00:00
01:42

Uma mulher e um bebé de oito meses, mãe e filho, foram encontrados este domingo entre os escombros do edifício atingido por um drone russo em Odessa na sexta-feira à noite, elevando para dez o número de mortos, anunciaram as autoridades ucranianas.

O ataque com um drone a um edifício de nove andares em Odessa, cidade portuária do mar Negro, provocou "a morte de dez pessoas, incluindo três crianças", lamentou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Marc, que nem sequer tinha três anos, Elizaveta, de oito meses, e Timothée, de quatro meses", detalhou Zelensky nas redes sociais. "As crianças ucranianas são alvos militares da Rússia", denunciou.

"Odessa e a região estão de luto pelas vítimas do ataque russo", disse o governador regional, Oleg Kiper, também numa mensagem nas redes sociais, referindo-se à "grande tristeza" de "toda a Ucrânia".

No seu discurso diário de sábado, Volodymyr Zelensky condenou o "terror" russo, que "tem como objectivo exclusivo destruir vidas e intimidar pessoas".

Ao mesmo tempo, apelou mais uma vez aos aliados ocidentais de Kiev para que forneçam mais munições — de que Kiev está desesperadamente carente —, sistemas de defesa aérea e aviões de combate para repelir o exército russo, e para que o façam mais rapidamente.

"Os atrasos no fornecimento de armas à Ucrânia (...) conduzem, infelizmente, a essas perdas", acrescentou, referindo-se ao ataque russo a Odessa.

Também este domingo, na região de Kherson, "uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas" na sequência de ataques russos, divulgou nas redes sociais o Ministério do Interior ucraniano. No Leste, em Donetsk, cinco pessoas ficaram feridas após dois bombardeamentos russos na última noite.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários