Queens of the Stone Age confirmados no CA Vilar de Mouros

Norte-americanos actuam no primeiro dia do festival, que este ano acontece entre 21 e 24 de Agosto. Bilhetes custam entre 53,50 (passe diário) ou 133,75 euros (passe geral).

Foto
Josh Homme, fundador, vocalista e guitarrista dos Queens, em Julho de 2023, no Nos Alive Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
03:05

O festival CA Vilar de Mouros, que este ano se realiza entre os dias 21 e 24 de Agosto, anunciou esta quinta-feira a sua primeira confirmação: os Queens of the Stone Age, uma das maiores e mais importantes bandas de rock dos últimos 20 anos. O grupo liderado pelo guitarrista e vocalista Josh Homme apresenta-se logo no dia inaugural e prepara-se assim para actuar em Portugal dois anos seguidos: em Julho de 2023, os norte-americanos subiram ao palco do festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés.

A banda que é há já alguns anos composta por Homme, Troy Van Leeuwen (guitarras e teclas), Michael Shuman (baixo), Dean Fertita (teclas e guitarras) e Jon Theodore (bateria) é a formação mais duradoura de um grupo que também já contou com os contributos de Dave Grohl, Mark Lanegan ou Nick Oliveri, por exemplo , lançou em Junho de 2023 In Times New Roman…, o seu oitavo álbum de estúdio e primeiro em seis anos.

Foi editado na sequência de um período turbulento para Josh Homme, que protagonizou com a também artista musical Brody Dalle uma separação acidentada, marcada por acusações mútuas de violência doméstica e violência para com os filhos menores. Homme também teve, em tempos recentes, de enfrentar um diagnóstico de cancro, do qual entretanto já estará a recuperar, segundo o próprio.

Os Queens of the Stone Age são a banda que o californiano formou após a dissolução do seu primeiro grupo (os Kyuss, banda de culto do designado stoner rock) e o final do seu breve envolvimento, enquanto membro adicional ao vivo, com os Screaming Trees, importante grupo do grunge de Seattle que tinha como vocalista o seu futuro colaborador regular Mark Lanegan.

Os Queens viriam a ocupar um lugar de grande relevo no campo do rock alternativo do início dos anos 2000, com álbuns celebrados como Rated R (2000) e Songs for the Deaf (2002). Deste último projecto, espécie de disco conceptual que imagina uma viagem de carro pelo deserto californiano, fazem parte temas como No one knows, o maior sucesso do grupo em termos comerciais, Song for the dead, implacável assalto sónico que costuma marcar o final dos concertos do grupo, You think I ain’t worth a dollar, but I feel like a millionaire, talvez a mais icónica das músicas da banda que contêm os gritos de Nick Oliveri, ou Go with the flow, outro single conhecido de um público mais alargado.

O trio de álbuns especialmente aclamados por críticos e fãs completa-se com ...Like Clockwork, por vezes fantasmagórico disco de 2013.

Além de frontman dos Queens of the Stone Age, Josh Homme foi o co-fundador, com Jesse Hughes, dos Eagles of Death Metal, banda de garage/boogie/hard rock (e não de death metal, como o nome poderia fazer pensar) que em Novembro de 2015 estava a tocar no Bataclan quando a sala de espectáculos francesa foi alvo de um ataque terrorista. Os músicos escaparam ilesos, mas o incidente provocou mais de uma centena de mortes.

O CA Vilar de Mouros afirma em comunicado de imprensa que passaram cerca de 70 mil pessoas pela edição do ano passado, que contou no alinhamento com Limp Bizkit, The Prodigy e James, por exemplo. Os bilhetes, que se encontram à venda exclusivamente na plataforma SeeTickets, custam 53,50 (passe diário) ou 133,75 euros (passe geral).

Sugerir correcção
Comentar