Manteigas: Expo Estrela chama visitantes ao Carnaval na serra

De sábado a terça de Carnaval, o certame revela “o melhor do território”, da pastorícia à lã e queijo, da gastronomia ao artesanato e concertos. É o regresso da Expo Estrela.

Foto
A pastorícia e a "cadeia de valor das ovelhas", da lã ao queijo, em destaque na Expo Estrela Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
02:01

A Câmara Municipal de Manteigas organiza de 10 a 13 de Fevereiro a Expo Estrela, para valorizar o que se faz no território e atrair visitantes para celebrar o Carnaval na montanha.

"Queremos valorizar aquilo que se faz na serra da Estrela e em Manteigas. É uma mostra dos produtos endógenos que são trabalhados neste território. De tudo o que é ligado à pastorícia e que decorre da cadeia de valor das ovelhas, com a criação de gado, a lã, muito burel e também queijo da Serra da Estrela", descreveu à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano.

De acordo com o autarca, o objectivo é que os locais "possam mostrar ao país e a todos aqueles que visitarem Manteigas aquilo que de melhor se faz neste território".

Flávio Massano salienta que o evento, que este ano assinala os 30 anos, pretende ser uma comemoração desta época festiva, mas sendo "um Carnaval diferente, que é vivido na montanha, em altitude".

O autarca destaca que o concelho (no distrito da Guarda) atrai muita gente nesta altura do ano "porque muitas vezes também se junta a neve".

As expectativas para esta edição de 2024 da Expo Estrela são elevadas porque Manteigas, pois "tem tido muitas pessoas que têm curiosidade por conhecer a vila turística, premiada pela Organização Mundial de Turismo".

A Expo Estrela realiza-se "num fim-de-semana alargado" e numa época em que "algumas pessoas tiram férias" e em que "também há férias escolares", circunstâncias que explicam que, "neste momento", a capacidade hoteleira já esteja com uma taxa de ocupação "provavelmente acima dos 90%", assinala o autarca de Manteigas.

O programa inclui gastronomia, artesanato, comércio, animação e concertos, além de um baile de máscaras, um desfile de Carnaval e outras actividades.

O cartaz de espectáculos musicais conta com nomes como David Carreira (no dia 10), Némanus (dia 11) e Richie Campbell (dia 12) e ainda actuações de FPM -- Música Nova, The Fucking Bastards, DJ Pedro Santos, BBU - Música Velha, Hi-Fi, DJ Giga, Os Red e Kiss Kiss Bang Bang.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários