Estrela Outdoor: há mais uma montanha de motivos para fazer-se à serra

Empresas turísticas de Manteigas uniram esforços numa nova marca turística, Estrela Outdoor, e criaram um conjunto de propostas que vão desde as actividades de aventura e natureza à gastronomia.

Foto
Parque Natural da Serra da Estrela NELSON GARRIDO

Passar a manhã a fazer tiro ao arco, reservar a tarde para confeccionar pão num forno tradicional (degustando-o, de seguida, acompanhado de queijo) e passar a noite a ver estrelas através de um telescópio de grande dimensão. O convite está feito e pode ser adaptado à vontade e gosto de cada um – também há propostas de escalada, pedestrianismo e bicicleta. A Estrela Outdoor quer levar-nos a descobrir a serra através de múltiplas experiências e acompanhados daqueles que conhecem os seus cantos e recantos como ninguém.

Em causa está uma nova marca turística, que resulta da união de três empresas de Manteigas. Astro Estrela, Sabores Altaneiros e Trilhos e Cumes decidiram aproveitar os seus melhores produtos e dar-lhes uma nova roupagem, criando, ainda, novas propostas – nomeadamente nas áreas dos sabores e tradição. O rol de experiências disponíveis vai desde os “programas a dois”, “programas de sabor e tradição” (envolvendo actividades como o fabrico de pão, observação da produção de burel, acompanhamento de um rebanho, etc.) até aos “programas completos” (acolhimento, transporte, actividades diversas, guias turísticos com ou sem reportagem fotográfica, entre outros). Um serviço “chave na mão”, destaca Luís Marques, um dos responsáveis da Estrela Outdoor.

Num território que “é um grande ginásio” ao ar livre, vinca, por seu turno, Bernardo Santos, outro dos promotores da nova marca, torna-se difícil escolher entre as várias propostas desportivas disponíveis. “Manteigas tem mais de 200 quilómetros de trilhos pedestres”, repara, juntando às opções de caminhadas os passeios de bicicleta, esqui, escalada, slide, tiro com arco, entre outros.

Os amantes e curiosos da astronomia também foram contemplados, através de propostas que vão desde os workshops de astrofotografia à “caminhada nocturna na busca das estrelas”, na certeza de que a serra da Estrela oferece condições privilegiadas para fazer observação astronómica.

Com preços a partir dos 5 euros, todas estas experiências da Estrela Outdoor podem ser adquiridas através da loja online da marca e em alguns locais da serra da Estrela.

Sugerir correcção
Comentar