Na Galiza, Pepe Vieira tem a “última cozinha do mundo”. E também um hotel

Primeiro foi um restaurante: ganhou uma estrela Michelin, depois outra. Em 2023, ganhou um hotel — aqui degusta-se a Galiza em várias frentes, sempre com vista para as Rías Baixas.

Foto
No ano passado, o restaurante ganhou uma adição: 14 quartos isolados e integrados na paisagem DR
Ouça este artigo
00:00
08:24

O chef Pepe Vieira (na verdade, Xose T. Cannas — Pepe Vieira é homenagem ao avô) sabe o que quer dar a quem prova os seus pratos: “O sabor é o primeiro, a técnica vem depois, se consegues mostrar, e no final está a história, o contexto.” “E nem toda a gente está disponível para esta”, reconhece. Mas é mesmo por aí que começamos — é chegar ao Pepe Vieira Restaurante e Hotel e voltar a sair. De guarda-chuva e na companhia de um antropólogo, Rafael Quintiá: vamos fazer o Trilho dos Moinhos de Samieira porque “mostra a importância da identidade galega na cozinha do restaurante”, explica Rafael Quintiá. Então, antes dos pratos, tudo o resto deste canto da Galiza, olhos postos nas Rías Baixas, a poucos quilómetros de Pontevedra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar