Eugénio de Andrade vai ser o autor homenageado na Feira do Livro do Porto de 2024

O evento decorre entre 23 de Agosto e 8 de Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal.

Foto
Eugénio de Andrade fotografado em 2001 Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
01:33

O poeta Eugénio de Andrade (1925-2003) vai ser o autor homenageado na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que decorre entre 23 de Agosto e 8 de Setembro. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que irá disponibilizar mais de 400 poemas, manuscritos, fotografias, postais e livros do poeta, cujo centenário do seu nascimento foi celebrado no ano passado com várias actividades.

A comissária da homenagem será a poeta Andreia C. Faria. "Eugénio é um poeta amado do Porto e do país, mas esta edição da Feira do Livro será um reencontro especialmente vibrante dos públicos da cidade com a sua obra, permitindo olhares renovados", referiu Rui Moreira. A Andreia C. Faria juntar-se-ão o programador João Gesta, que irá desenvolver a agenda literária, e Tiago Andrade, que ficará responsável pela programação musical e ao ar livre.

O autarca adiantou ainda que Eugénio de Andrade será também o protagonista da exposição da Feira, "aproveitando os espólios literários e artísticos do seu antigo editor, José Cruz Santos", e do artista Armando Alves, "que emprestou a marca gráfica a tantas e tantas das suas obras."

Em 2023, a Feira do Livro do Porto celebrou o escritor e jornalista Manuel António Pina, e recebeu cerca de 190 mil visitantes. Durante 17 dias, os Jardins do Palácio de Cristal foram a casa de 108 editoras, livreiros e alfarrabistas.

Sugerir correcção
Comentar