O Independente volta em formato digital com Inês Serra Lopes na direcção

Última directora d’O Independente recupera o nome do semanário extinto em 2006 para um projecto digital assente no vídeo. Lançamento está previsto para Março.

Foto
O Independente será um canal digital, baseado em vídeos, com produção de conteúdos e jornalismo de investigação Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:16

Não vai ser exactamente mais um jornal. Será dirigido sobretudo, aliás, àqueles que não os lêem. O Independente, título do semanário que chegava semanalmente às bancas entre 1988 e 2006, vai ser relançado 18 anos depois do seu desaparecimento, agora em formato digital e focado no vídeo, pela mão da sua última directora, Inês Serra Lopes. O título já está inscrito na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e deve ser lançado em Março, confirmou o PÚBLICO.

"É um canal digital para público mais jovem", a partir da idade universitária, "que está afastado dos jornais", explicou a jornalista e comentadora política. Assentará numa plataforma digital, centrada nas redes sociais, em que os artigos jornalísticos se aliam a rubricas, programas, jogos e formatos interactivos. Todos os conteúdos serão em vídeo, editados por uma equipa de produtores de conteúdos e um gabinete de investigação jornalística que terá até seis elementos.

"É uma forma de fazer com que um público que não está interessado em ler jornais, que recolhe informações noutros formatos, consuma bom jornalismo associado a produtos que já lhes interesse e que já consuma", adiantou Inês Serra Lopes. A equipa de jornalistas e de produtores de conteúdos está neste momento a ser constituída.

O Independente chegou originalmente às bancas a 20 de Maio de 1988, com Miguel Esteves Cardoso, Paulo Portas e Manuel Falcão na direcção, e teve a sua última edição a 1 de Setembro de 2006. Durante cerca de duas décadas, marcou frequentemente a actualidade política do país, sobretudo na era Cavaco Silva. Inês Serra Lopes, que agora recupera o nome da publicação, foi a última directora d'O Independente, numa altura em que o jornal enfrentava dificuldades económicas que culminaram no seu encerramento.

O novo projecto jornalístico está inscrito na ERC desde 3 de Janeiro como uma publicação em suporte papel e online, sediada no Taguspark, em Oeiras. Inês Serra Lopes está registada como directora, proprietária e editora d'O Independente, que ainda não conta com outros nomes para os cargos de director-adjunto e de sub-director. O registo, de carácter provisório, não especifica o tipo de conteúdo nem a temática da publicação.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários