“O diabo é a direita”, mas o único sucesso de Costa veio de governar à direita

Diabolizar opositores políticos ou reputá-los de perigos para a democracia não são argumentos que se aceitem no debate público dirigidos a partidos como o PSD, o CDS ou a IL.

Ouça este artigo
00:00
06:28

Diabolizar os opositores políticos é velho método dos políticos totalitários que gostam de agitar e emocionar as massas. Os extremos políticos são usualmente dados à diabolização dos demais. Por cá, o BE gosta de cultivar o “eles” e não foge de desejar a morte a políticos como Bolsonaro. O PCP é herdeiro ideológico das maiores campanhas de desumanização dos opositores políticos, desde o Grande Terror de Estaline até à Revolução Cultural Chinesa de Mao. A nossa extrema-direita também usa e abusa do método – sendo que, neste caso e com toda a justiça, é denunciada por quase todos os quadrantes pelo ódio que lhe escorre das palavras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 99 comentários